sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

1º MÉDIO - ARTE OU CIÊNCIA DE FAZER MAPAS




Cartografia, A Arte ou Ciência de fazer Mapas

                 Cartografia: é a "arte (ou ciência) de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza", segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A elaboração de mapas começou na Antiguidade. O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na Mesopotâmia, onde é hoje o Iraque.
                 Anaximandro (610 a.C-547 a.C.), discípulo de Tales de Mileto, é considerado o primeiro cartógrafo. Em seu mapa, a Terra estava solta no espaço e não havia referência à sua forma. A partir do século XVI, época das Grandes Navegações, mapas traçados com maior precisão passaram a desvendar caminhos para os exploradores europeus, pois representavam o mundo de uma maneira mais próxima do real.
                 O avanço tecnológico permitiu um grande progresso e muita precisão na elaboração de mapas. As técnicas usadas antigamente foram acrescentadas de várias outras, como o uso de aviões para tomadas fotográficas aéreas, imagens de satélites artificiais e computadores. A partir do processamento e da análise dessas imagens, é possível elaborar vários tipos de mapas. Hoje, podemos obter imagens tridimensionais da superfície da Terra. Daí os mapas estarem cada vez mais precisos.
               Entre os inúmeros recursos utilizados pela cartografia, destacaremos; a aerofotogrametria, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento (GIS -Geographical Information System ou, traduzindo para o português, SIG - Sistema de Informação Geográfica). Apesar de todas essas facilidades, não podemos nos esquecer de que, para ter sucesso, é preciso complementar o trabalho com dados obtidos em uma eficiente pesquisa de campo no local cartografado.

I - Classificação dos mapas ou cartas

              De acordo com a escala, os mapas ou cartas podem ser:
              • Cartas cadastrais ou plantas. Quando se destinam à representação de pequenas áreas, cidades, bairros, fazendas, conjuntos residenciais etc., porém com elevado grau de detalhamento e de precisão. É o caso de plantas urbanas, de grande utilidade para as autoridades governamentais na administração (cadastramento) e planejamentos urbanos. São cartas de grande escala, normalmente de 1:500 até 1:10.000.
              • Mapas ou cartas topográficas. Quando mostram as características ou os elementos naturais e artificiais da paisagem com um certo grau de precisão ou de detalhamento da parte de uma região ou estado. São de média escala mostrando relevo, acidentes naturais, obras realizadas pelo homem, escala normalmente de 1:25.000 a 1:250.000.
              • Mapas ou cartas geográficas. Quando mostram as características ou elementos geográficos gerais de uma ou mais regiões, país ou continente ou mesmo do mundo, o que exige o emprego de escalas pequenas (de 1:500.000 a 1:1.000.000 ou mais).


Cartografia F.1/1
          



4 comentários: