quinta-feira, 22 de março de 2018

8º ANO = EXERCÍCIOS SOBRE PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS (1º BIMESTRE E 2018)


Atividades: Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

1ª) A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:
(a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.
(b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.
(c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.
(d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.

2ª) Analise as informações abaixo:
I. Predomínio do setor primário nas atividades produtivas;
II. Industrialização realizada por empresas estrangeiras;
III. Balança comercial constantemente favorável;
IV. Dependência tanto econômica quanto tecnológica.
Dentre as afirmações acima, podemos considerar como característica dos países subdesenvolvidos:
(a) Apenas a afirmativa I     (b) Apenas as afirmativas I e II   (c) Apenas as afirmativas III e IV                (d) Apenas as afirmativas I, II e IV                 (e) Todas as afirmativas.

3ª)Observe o mapa abaixo:
Resultado de imagem para mapa domundo desenvolvido e subdesenvolvido

Com base na imagem, assinale a alternativa INCORRETA:
(a) Foi elaborada com base em critérios econômicos
(b) Em cinza claro estão os países desenvolvidos e, em cinza escuro, os subdesenvolvidos.
(c) Em cinza escuro estão aqueles países que, em maior ou menor grau, passaram por governos socialistas ou por influências da extrema esquerda.
(d) Representa o panorama da ordem política e econômica internacional na atualidade

4ª) Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho abaixo.
[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a lnternet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.
De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:
(a) diminuição da disparidade entre as nações.                   (d) crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
(b) diminuição da marginalização de países pobres.            (e) distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.
(c) inclusão progressiva de países no sistema produtivo.

5ª) Caracterizam os países subdesenvolvidos, exceto:
(a) baixo consumo de energia elétrica;                                               (c) grande crescimento populacional;
(b) elevadas taxas de natalidade;                                        (d) predominância da população economicamente ativa no setor secundário e terciário.

6ª) Além da renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na avaliação do IDH?
(a) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
(b) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
(c) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
(d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.

7ª) Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), vários povos tomaram consciência do grande desnível econômico, social, político, científico e tecnológico existente entre os países do mundo. Um grupo era formado por países ou nações fortes, outro grupo era formado por nações fracas economicamente. Para diferenciar esses dois conjuntos de países, na década de 1950 foram introduzidas as expressões:
(a) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos;            (c) países do centro e países periféricos;
 (b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;           (d) países do Norte e países do Sul.

8ª) No decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980, tornou-se comum a divisão ou regionalização com base no desenvolvimento econômico e na organização socioeconômica dos países. A partir desse critério, o mundo foi dividido de 1952 a 1991 em:
(a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;                      (c) países do centro e países periféricos;
 (b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;           (d) países do Norte e países do Sul.

9ª) Os países subdesenvolvidos estão à margem do sistema capitalista, na condição de fornecedores de matérias-primas e mão de obra baratas, por isso eles também são chamados de países:
(a) centrais.                       (b) periféricos.                          (c) primeiro mundo.                 (d) do Norte.

10ª) O socialismo quase desapareceu (com exceção de Cuba e Coreia do Norte), por isso não tem mais sentido a regionalização ou divisão do mundo em:
(a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;                      (c) países do centro e países periféricos;

(b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;                            (d) países do Norte e países do Sul.

11ª) Durante a década de 1980, a imprensa e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões_______e ________ para referir-se aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essas expressões têm como base a posição geográfica dos países, embora não em relação à linha equatorial.
(a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;                      (c) países do centro e países periféricos;
 (b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;           (d) países do Norte e países do Sul.

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos F.1/1


terça-feira, 13 de março de 2018

9º ANO = CONTINENTE EUROPEU (1º BIMESTRE DE 2018)


Europa

I – Introdução

a) Localização: Hemisfério NorteZona Temperada Norte.
b) Área: 10.521.466 km².
  c) Limites: Norte – Oceano Glacial Ártico; Sul – Mar Mediterrâneo; Leste Montes Urais, rio Ural e Mar Cáspio; e Oeste – Oceano Atlântico.
d) Linhas imaginárias: Círculo Polar Ártico e Meridiano de Greenwich.
e) Litoral: 40.000 km, formado por:  
· penínsulas: Criméia (mar Negro), BalcânicaItálica e Ibérica (mar Mediterrâneo), Jutlândia (Dinamarca); Escandinava (Oceano Glacial Ártico) e Kola (Rússia)
·         Golfos: Biscaia (Atlântico) e Botnia (Báltico);
· mares: NegroMármaraEgeuJônioAdriáticoTirrenoMediterrâneo, do Norte, de Azov e  Báltico;
· ilhas: CretaSicíliaSardenhaMaltaBaleares (Mediterrâneo); Grã-BretanhaIrlanda e Islândia (Atlântico).
f) Divisão Política: 50 países, divididos em cinco regiões: OCIDENTAL:  1-Portugal (Lisboa), 2- Espanha (Madri), 3 -Andorra (Andorra La Vella), 4-  França (Paris), 5- Mônaco (Mônaco), 6-Luxemburgo (Luxemburgo), 7- Bélgica (Bruxelas), 8-Países Baixos (Amsterdã), 9-Reino Unido (Londres), 10-Irlanda (Dublin); MERIDIONAL11- Itália (Roma), 12-Malta (Valeta),13- Eslovênia (Liubliana), 14-Croácia (Zagreb), 15-Bósnia-Herzegovina (Sarajevo), 16-Sérvia (Belgrado), 17-Montenegro (Podgorica), 18- Kosovo (Pristina, 19-Macedônia (Skopje), 20-Albânia (Tirana), 21- Grécia (Atenas),22- Bulgária (Sófia), 23-Romênia (Bucareste), 24-San Marino (San Marino) ,25-Vaticano (Cidade do Vaticano); CENTRAL26-Alemanha (Berlim), 27-Polônia (Varsóvia), 28-República Tcheca (Praga), 29-Eslováquia (Bratislava), 30-Áustria (Viena), 31-Hungria (Budapeste), 32-Suíça (Berna) , 33-Liechtenstein (Vaduz), 34-Turquia (Ancara), 35-Chipre (Nicósia)SETENTRIONAL36-Dinamarca (Copenhague), 37-Suécia (Estocolmo),38-Noruega (Oslo), 39-Finlândia ( Helsinki), 40-Islândia (Reikjavik) e ORIENTAL41-Estônia (Tallin), 42-Letônia (Riga),43- Lituânia (Vilnius), 44-Belarus (Minsk), 45-Ucrânia (Kiev), 46-Moldávia (Chisinau), 47-Geórgia (Tbilisi), 48-Armênia (Ierevan), 49-Azerbaijão (Baku), 50-Rússia (Moscou).


II - Quadro Natural

a) Relevo: caracterizado pelo domínio das planícies:
·         planícies (bacias sedimentares): Londrina (Grã-Bretanha), dos Países Baixos (Holanda e Bélgica), Parisiense (França), Germano-Polonesa (Alemanha e Polônia), do Pó (Itália), Húngara (Hungria) e Russa (Rússia);
·         planaltos (maciços antigos): Alpes Escandinavos (Suécia e Noruega), Montes Peninos (Grã-Bretanha), maciço Central Francês (França), os maciços Xisto-Renano e da Floresta Negra  (Alemanha),  Meseta Espanhola (Espanha) e Montes Urais (Rússia);
·         cadeias montanhosas (dobramentos modernos): Pirineus (França e Espanha), Alpes (Europa Central), Apeninos (Itália), Cárpatos (Europa Oriental) e Cáucaso (entre os mares Negro e Cáspio), onde está o ponto culminante da Europa, o monte Elbrus, com 5.193 metro de altitude;
·         depressão absoluta: do mar Cáspio, 28 metros abaixo do nível do mar.

b) Hidrografia:
·            rios: muitos rios de pequenos cursos. Dentre os mais importantes temos: Reno (1.326 km) – o mais importante, nasce nos Alpes e deságua no mar do Norte, tendo na sua foz o porto de Roterdã, o mais importante da Europa; Sena (776 km) – nasce em áreas de baixos planaltos a sudeste de Paris e deságua no canal da Mancha, atravessando a região de Champagne e a capital francesa;  Ródano (812 km) – nasce nos Alpes suíços e deságua no mar Mediterrâneo; Danúbio (2.860 km) – nasce na região da Floresta Negra (Alemanha) e deságua no mar Negro, passando por oito países europeus e Volga  (3.701 km) – nasce na região do Valdai (Rússia) e deságua no mar Cáspio.
·            lagos: os lagos Ládoga e Onega são os maiores do continente, situados na Rússia.



c) Clima: predominam os climas temperados: temperado oceânico (Europa Ocidental), temperado continental (Europa Central e Oriental), polar (Europa Setentrional), de montanha (áreas ocupadas pelos dobramentos modernos) e mediterrâneo (Europa Meridional).



d) Vegetação: tundra (Europa Setentrional), floresta boreal, caracterizada pelos domínios das coníferas (pinheiros) (Europa Setentrional e Oriental),  floresta temperada, formadas por pinheiroscarvalhos e faias (Europa Ocidental, Central, Setentrional e Oriental), estepes (Europa Oriental) e vegetação mediterrânea, formada por xerófilas, como os maquis e os garrigues.





Continente Europeu F. 1/1


quinta-feira, 8 de março de 2018

8º ANO = CAPITALISMO E SOCIALISMO (1º BIMESTRE DE 2018)


Capitalismo e Socialismo

I – Introdução

O período após a Segunda Guerra Mundial marca a regionalização do espaço mundial em dois sistemas opostos de poder: o capitalismo e o socialismo. Os EUA e a URSS firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto em termos econômicos quanto em termos militares. A guerra entre essas duas potências ficou conhecida como Guerra Fria, já que os países nunca se enfrentaram em um campo de batalha.

II - O sistema capitalista 

Capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV.  No capitalismo a sociedade é dividida por duas classes sociais: burguesia e o proletariado.
A burguesia detém os meios de produção necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado não detém meios de produção, devido a isso eles vendem suas forças no trabalho.
Fases do capitalismo: O capitalismo em seu processo de desenvolvimento é caracterizado por três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro. Cada fase foi marcada por um acontecimento: o capitalismo comercial foi marcado pela expansão marítima, o capitalismo industrial foi marcado pela inovação de produzir, que foi responsável pelo surgimento de indústrias, o capitalismo financeiro foi marcado pela integração entre o capital industrial e capital bancário.

III - O sistema socialista

Socialismo é um modo de produção que propõe a construção de uma sociedade sem classes e sem desigualdade. No socialismo o Estado tem o total controle da produção com o compromisso de garantir que à população tenha uma distribuição justa de bens e serviços.
O primeiro país a adotar esse sistema foi a Rússia, em 1917. Já em 1922 quinze repúblicas formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

IV - Principais diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo

·         Capitalismo: liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia.
Socialismo: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia.

·         Capitalismo: salários dos trabalhadores definidos pelo mercado.
Socialismo: salários controlados e definidos pelo governo.

·         Capitalismo: preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura.
Socialismo: preços controlados pelo governo.

·         Capitalismo: investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada.
Socialismo: investimentos feitos apenas pelo Estado.

·         Capitalismo: existência de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento.
Socialismo: baixa desigualdade social.

·         Capitalismo: existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição econômica das pessoas.
Socialismo: inexistência de classes sociais.

·          Capitalismo: meios de produção (fábricas, fazendas) e bancos nas mãos de particulares (propriedade privada).
 Socialismo: fábricas, fazendas, bancos controlados pelo governo.

·          Capitalismo: valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s).
 Socialismo: a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores.

·          Capitalismo: existência de pobreza e miséria em grande parte dos países.
 Socialismo: o governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza.

·         Capitalismo: sistemas de educação e saúde público e privado.
Socialismo: sistema de educação e saúde público.

Observação: as características apontadas são baseadas nas experiências dos países que aplicaram na prática o capitalismo e o socialismo. Foram considerados aspectos econômicos e sociais na comparação.


Capitalismo e Socialismo F.1/1






Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE O CAPITALISMO E SOCIALISMO