sábado, 17 de março de 2018

9º ANO = EXERCÍCIOS: GLOBALIZAÇÃO, DOUTRINAS DOS EUA E BLOCOS ECONÔMICOS (1º BIMESTRE DE 2018)

Exercícios: Globalização, Doutrinas dos EUA e Blocos Econômicos


1ª) Os blocos econômicos são a mais recente alternativa adotada pela maioria dos Estados do mundo para ampliar as suas respectivas relações econômicas. Tal aspecto vem contribuindo para a construção de uma nova forma de regionalização mundial. Assinale a alternativa que apresente a mais importante entre as causas para a formação dos blocos econômicos no mundo contemporâneo.
(a) surgimento do dinheiro.
(b) instalação da indústria avançada em nível global.
(c) consolidação da Globalização.
(d) transformação do capitalismo financeiro em capitalismo industrial.
(e) emergência de um espírito mundial de solidariedade.

2ª) “A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros”.
Com base na conceituação acima apresentada, assinale a alternativa que não apresenta um bloco econômico.
(a) União Europeia.
(b) MERCOSUL.
(c) BRICS.
(d) Comunidade Andina.
(e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

3ª) A iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente George Bush em junho de 1990, se inseria na orientação reformista: a sua meta consistia na formação de uma zona de livre comércio em todo o continente americano, com a exclusão de Cuba. Essa zona de integração econômica é chamada de:
(a) Mercado Comum do Sul (Mercosul).
(b) União Europeia.
(c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
(d) Zona da Bacia do Pacífico.
(e) Novos Países Industrializados (NPIs).

4ª) A União Europeia (UE) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:
(a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.
(b) Consolidar a economia entre os países-membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.
(c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas antiterroristas.
(d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano.

5ª) A globalização se consolidou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e  serviços mundiais. As disputas no âmbito do mercado global favoreceram a formação de blocos econômicos. Sobre blocos econômicos, assinale a alternativa correta.
(a) O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são Estados Unidos, Japão e Venezuela.
(b) O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos países: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como Chile, Bolívia e Nova Guiné.
(c) O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero e, num futuro próximo, uma moeda única.
(d) A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro.
(e) Nasceu em 2002 o NAFTA - North American Free Trade Agreement reunindo EUA, Canadá e México para consolidar um comércio regional que era altamente instável.

6ª) A expansão empreendida pelos EUA rumo ao oeste do continente foi fundamentada em uma ideia de que os povos de origem anglo-saxônica supostamente seriam predestinados por Deus para ocupar o território americano. Qual o nome dado a esta ideia?
(a) Doutrina Monroe.
(b) Destino Manifesto.
(c) América para os Americanos.
(d) Aliança para o Progresso.




Globalização, Doutrinas dos EUA e Blocos Econômicos F. 1/2

7ª) O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de organizar em sociedade.
Essa passagem de A Democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
(a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
(b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
(c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no sul dos Estados Unidos.
(d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no norte dos Estado Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
(e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

8ª) Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as assertivas que seguem:
(    ) A União Europeia (UE) foi criada no ano de 1991, a partir do Tratado de Maastricht, e implementada em 1993. Reúne, atualmente, 25 países do continente europeu. O seu nível de integração a configura como uma União Política, Econômica e Monetária.
(    ) O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) surgiu em 1991, agregando quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Quando implementado, o seu nível de integração era apenas de uma Zona de Livre Comércio e União Aduaneira. Atualmente, possui status de Mercado Comum.
(    ) O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) foi criado em 1988 com o objetivo de estreitar os laços políticos econômicos entre EUA, Canadá e México. Assim, o nível de integração desse bloco seria de um Mercado Comum.
(    ) A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) configura-se como uma Zona de Livre Comércio, a maior de que se tem notícia. São 20 países-membros, sendo todos do continente asiático e/ou banhados pelo Oceano Pacífico.

9ª) Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir de 1° de janeiro de 1995, uma zona de livre comércio – o Mercosul. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:
I - o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação, entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores.
II - a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores.
III - a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.
Está(ão) correta(s):
(a) apenas a afirmativa I.
(b) apenas a afirmativa III.
(c) as afirmativas I e II.
(d) as afirmativas II e III.
(e) as afirmativas I, II e III.

10ª) Os blocos econômicos regionais, realidade presente em todo o globo, fortalecem não só a economia como também o relacionamento político e social das regiões no cenário global. Sobre blocos econômicos, assinale a opção que contempla somente países americanos.
(a) Nafta, Mercosul e Apec.
(b) Mercosul, Pacto Andino e Nafta.
(c) Apec, Eu e Mercosul.
(d) Pacto Andino, Mercosul e G7.
(e) G7, UE e Nafta.

11ª) Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto:
(a) União Europeia.
(b) Mercosul.
(c) Nafta.
(d) Bric.
(e) Apec.









Globalização, Doutrinas dos EUA e Blocos Econômicos F. 2/2

Um comentário:

  1. Boa noite professor Antonio, por gentileza onde eu encontro o gabarito dessa prova?

    ResponderExcluir