quarta-feira, 17 de maio de 2017

9º ANO = ECONOMIA EUROPEIA (2º BIMESTRE)





Economia Europeia

I - Agricultura

A Europa se destaca por ser diversificada na produção agrícola, aproveitando as técnicas adequadas e modernas em solo geralmente fértil, gerando uma elevada produtividade. Os principais produtos agrícolas são:
  • centeio (substitui o trigo nas áreas de clima frio),
  • aveia (alimentação do gado) 
  • cevada ( produção de cerveja)
  • trigo que é considerado o principal produto. Os países que se destacam no cultivo de cereais é a Ucrânia, Itália, França, Alemanha e Rússia.
  • batata tem época de plantio e de colheita bem definidas, (geadas de primavera e de outubro). Os principais produtores são: Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido e Rússia.
  • oliveira é cultivada nas regiões de clima mediterrâneo e é destinada a produção de azeitonas e azeites. Os principais produtores são: Portugal, Espanha, França e Itália.
  • frutas, bastante diversa, varia de região para região. Exemplos são a pera e a maçã produzidas nas zonas temperadas e úmidas. Podemos ainda citar as frutas cítricas do Mediterrâneo,
  • videira (uvas) destinada à produção de vinhos. 

II - Pecuária

A pecuária europeia é praticada predominantemente de forma intensiva proporcionando elevadíssimo rendimento, tendo uma grande diversidade de produtos que vão desde a carne dos animais até a produção de produtos provenientes deles como o queijo e a manteiga. A Europa se destaca na produção de rebanhos:]
  • bovinos que são criados em países como Ucrânia, Rússia, França, Alemanha, Polônia e Grã-Bretanha. Mesmo não contando com grande quantidade outros países como Suíça, Dinamarca e Países Baixos se destacam na criação de gado leiteiro.
  • suínos (carne), na Alemanha e de 
  • ovinos (lã), ilhas Britânicas, na Romênia e na Espanha. 

III - Recursos naturais

a)       Vegetal:
·       madeira, também impulsionaram a industrialização dos países nórdicos. 
b)       Animal:
·       Pesca: As espécies que se destacam na pesca são o bacalhau, o salmão e o arenque, atum, a sardinha, a cavala, os crustáceos e moluscos (Portugal, na Noruega, na Islândia, na Rússia, na Dinamarca e na Espanha.)
c)        Mineral:
·       petróleo e gás natural (Rússia, Azerbaijão e mar do Norte)
·       carvão (Ucrânia, na Grã-Bretanha, na Alemanha e na Polônia), 
·       ferro (Rússia (grande produtor mundial), na França e na Suécia
·       manganês (Rússia e a Ucrânia, além da Romênia e da Hungria),
·       xisto betuminoso na Estônia (petróleo de xisto).
·       Ferro: (montes Urais – Rússia), Alsácia (França)
·       Bauxita (Lyon – França)

IV - Industrialização

A Europa possui uma das maiores concentrações industriais do mundo, comparável apenas as dos Estados Unidos e Japão. Ela ocupa os primeiros lugares na produção de alguns elementos básicos como aço, automóveis, navios, aeronaves; máquinas industriais, papel e cimento. O Vale do Ruhr situado no oeste da Alemanha, está entre as maiores zonas industriais da Europa. Por isso, ao longo do rio Ruhr foram instaladas muitas indústrias de base, especialmente siderúrgicas. Outro fator que atraiu indústrias para essa região foi a navegabilidade do rio Reno, do qual o Ruhr é afluente, o que facilita o acesso ao porto de Roterdã, na Holanda, o mais movimentado do mundo.
Países nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia) desenvolveram grande parque industrial, baseado na exploração das ricas reservas de minério de ferro e do potencial hidráulico dos Alpes Escandinavos. 
Região de Moscou (Vale do Veiga) a indústria está concentrada entre a capital russa e os montes Urais. Durante a fase do socialismo real (1917-1991), essas indústrias orientavam-se prioritariamente para os setores de base, especialmente para a siderurgia.

Economia Europeia F.1/2



Bélgica, Holanda e Luxemburgo, países situados na desembocadura do rio Reno, perto da qual está o porto de Roterdã, além disso, a forte concentração populacional foi fator decisivo para abrigar um grande parque industrial, que se valeu de ricas reservas carboníferas e de minério de ferro. Outras regiões europeias tiveram sua expansão industrial calcada na existência de grandes jazidas carboníferas: Dobas (Ucrânia), Silésia (Polônia) e Alsácia e Lyon (França).
 Na Europa estão as sedes de muitas empresas transnacionais, cujas ações se fazem sentir no mundo inteiro. Entre essas empresas, destacam-se:
·         setor automobilístico: Peugeot, Renault e Citroen (França),  Austin, Morris e Jaguar (Reino Unido), Fiat e Alfa Romeo (Itália), Daimler-Benz, Porsche e Voilkswagen (Alemanha) a Volvo e Saab Scania (Suécia);
·         setor químico: a Péchiney e Rhodia (França) e Chemical (Reino Unido);
·         no setor petrolífero: a British Petroleum (Reino Unido) e Royal Dutch/Shell (Holanda e Reino Unido),
·         setor eletroeletrônico: Philips (Holanda),  Telefunken  e Bosh (Alemanha), Eletrolux (Suécia);
·         setor de telecomunicações: Ericsson (Suécia)
·         setor pneumático: Pirelli (Itália)
Numa visão do conjunto industrial europeu, podemos destacar quatro grandes setores industriais: petroquímica, indústria pesada, indústria leve e a rede de transportes.
A grande industrialização da Europa paga seu preço social e ecológico. Do ponto de vista social, atingiu-se um alto índice de desemprego, devido à modernização da indústria e ao grande número de pessoas que abandonaram o campo. Do ponto de vista ecológico temos a poluição do ar e das águas.

V - Transportes

A Europa é um continente que possui a melhor rede de transportes do mundo. Dá-se preferência aos transportes fluvial e ferroviário para o tráfego pesados.
  • ferrovias possuem bitola padronizada, o que possibilita o tráfego dos trens por todos os países (Eurotrem), que investem maciçamente nesse setor.
·     hidroviário é altamente utilizado, movimentado por uma enorme quantidade de cargas anualmente. Os rios mais utilizados na Europa como meio de circulação são o Reno e o Danúbio. Os portos fluviais europeus estão entre os mais importantes do globo. Quanto aos portos marítimos, o mais importante é o de Roterdã (Holanda), que se destaca mundialmente, além o de Londres (Reino Unido), o de Antuérpia (Bélgica) , o de São Petersburgo (Rússia), o de Lisboa (Portugal), o de Hamburgo (Alemanha) e o de Gdansk (Polônia).
·         rodoviário é bastante utilizado no continente e apresenta excelente nível, para os  transportes de cargas menores e perecíveis. Juntamente com as dos Estados Unidos, são consideradas as mais modernas do mundo, com destaque para as autoestradas.
·         aeroviário Os principais aeroportos internacionais são: Frankfurt (Alemanha), Heathrow (Londres-Reino Unido) e Orly (Paris-França).

VI- Turismo

O turismo é uma atividade econômica muito explorada na Europa. Entre os países europeus mais visitados por turistas temos: França (país que mais recebem turistas no mundo, com totais 84.7 milhões), Espanha (60.7 milhões de turistas/ano), Itália (47.7 milhões de turistas/ano), Turquia (37.8 milhões de turistas/ano), Alemanha (1.5 milhões de turistas/ano), Reino Unido (31.2 milhões de turistas/ano), Suíça (25 milhões de turistas/ano) e Áustria.


VII -  Atividade bancária

É de grande destaque, particularmente na Suíça e em Liechtenstein. Na Suíça existe um banco para 1400 habitantes. Possui grande quantidade de estabelecimentos bancários, tornando-se o país preferido dos grandes investidores, inclusive dos países subdesenvolvidos, como depositários de suas fortunas, devido à postura política de neutralidade assumida desde o século XIX.

VIII - Organizações supranacionais:

As Principais Organizações supranacionais são: BENELUX (1948), CECA (Comunidade Europeia de Carvão e Aço - 1952), MCE (Mercado Comum Europeu – 1957), EFTA ou AELC (Associação Europeia de Livre Comércio - 1960), UE (União Europeia - 1992) e EEE (Espaço Econômico Europeu – 1994).




Economia Europeia F.2/2






Resultado de imagem para mapa da economia da europa





Nenhum comentário:

Postar um comentário