quarta-feira, 15 de março de 2017

6º ANO = ORIENTAÇÃO

MEIOS DE ORIENTAÇÃO



                                                                                                                    


Orientação é o mesmo que rumo ou direção. Significa determinar nossa posição ou a posição de um lugar em relação aos pontos cardeais.
Os pontos de referência utilizados pelas pessoas estão relacionados com o ambiente em que elas vivem.
Para maiores distâncias, os povos antigos aprenderam a utilizar os astros.
Os astros que nos auxiliam na orientação sobre a superfície terrestre são o Sol, a Lua e, na parte da Terra onde se situa o Brasil, a constelação do Cruzeiro do Sul.
Os quatro principais pontos de orientação são: cardeais: norte(N), sul(S), leste(L ou E), oeste(O ou W). Além dos pontos cardeais temos ainda:


·        colaterais: nordeste (NE),sudeste (SE), sudoeste (SO), noroeste (NO);
·    subcolaterais: nór-nordeste (NNE), és-nordeste (ENE), és-sudeste (ESE), su-sudeste (SSE), su-sudoeste (SSO), oés-sudoeste (OSO), oés-noroeste (ONO) e nór-noroeste (NNO) e os intermediários.
Juntando-se esses pontos, forma-se uma figura chamada rosa-dos-ventos ou rosa-dos-rumos.


I – A bússola

Um dos mais importantes meios ou instrumentos de orientação é a bússola. A agulha imantada da bússola, atraída pelo magnetismo terrestre, indica aproximadamente o norte.                                                                                                                                                                                                         
A diferença entre o pólo Norte geográfico e o pólo norte magnético, indicado pela agulha da bússola, chama-se declinação magnética.

II – Outros meios de orientação

Os aviões e os navios são equipados com rádio e radar, além do GPS (Sistema de Posicionamento Global) que permitem uma orientação precisa.





Meios de Orientação F.1/1


Atividades:   MEIOS DE ORIENTAÇÃO



1ª) Preencha os espaços em branco:

a) Os quatro principais pontos de orientação são os pontos: ..................................................................................  .
b) Os pontos cardeais são:
    N  ................ ;  S .............;   L ou E ............. ou .............; O ou W .................ou................
c.) Entre os pontos cardeais existem também os pontos ..........................., que, por isso, são chamados de .............................
d) Os pontos colaterais são:
    NE ................................, que fica entre o norte e o leste; SE ..................................... que fica entre o leste e o sul;     NO ..................................., que fica entre o norte e o oeste; SO ..................................., que fica entre o oeste e o sul.

e) Entre cada ponto cardeal e colateral, existem ainda outros pontos que são chamados de   ...................................   .
f) Juntando os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, teremos uma figura semelhante a uma flor - a ... ......................................................... ou  rosa-dos-rumos.
g) 0 mais perfeito e seguro meio de orientação usado pelos navios e pelos aviões para atingirem, através de uma rota, as diversas regiões da Terra é a ................................... .
h) Além da bússola, podemos nos orientar pelo ................, pela ...................... e pelas .................... .
i) No hemisfério sul, a constelação que usamos como meio de orientação é o ...............................  .

2ª) Assinale com X a resposta correta:

a) 0 ponto em que o Sol nasce é:
(    ) o oeste.           (     ) o leste ou nascente. (    ) o sul
b) O ponto em que o Sol se põe é:
(    )  o leste.            (    ) o oeste ou poente.         (    ) o norte
c) O aparelho que serve como meio seguro de orientação é:
(    ) o pluviômetro. (    ) o barômetro.            (    ) a bússola.
d) A agulha imantada colocada no centro desse aparelho, atraída pelo magnetismo dos polos, indica sempre:
(     ) o norte.        (    ) o oeste.                        (    ) o sul.
e) A constelação usada no hemisfério sul como meio de orientação é
     (     ) o Cruzeiro do Sul.   (    ) a das Três Marias.       (     ) Estrela Polar.

3ª) Risque os não. Todas as frases abaixo contêm a palavra NÃO. Algumas estão certas, outras estão erradas. Você deve riscar o NÃO de algumas delas, de forma a fazer com que todas fiquem certas.

a) O Sol NÃO se põe a leste.
b) O Sol NÃO nasce diariamente a leste.
c) A bússola NÃO é um meio seguro de orientação.
d) Os principais pontos de orientação NÃO foram estabelecidos em função da Lua e das constelações.
e) A constelação do Cruzeiro do Sul NÃO é usada como meio de orientação



Meios de Orientação E.1/1


quinta-feira, 9 de março de 2017

1º MÉDIO = PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS (IMAGENS)




Projeções Cartográficas


          Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa).
O grande problema da cartografia consiste em ter de representar uma superfície esférica num plano. Assim, sempre que achatarmos uma esfera para colocá-la em um plano, necessariamente ela sofrerá alterações ou deformações.
          Isso quer dizer que todas as projeções apresentam deformações, que podem ser em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Assim, cabe ao cartógrafo escolher o tipo d e projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa.
          A maior parte das projeções hoje existentes deriva dos três tipos ou métodos originais, a saber: cilíndricas, cônicas e planas ou azimutais.
          a) A projeção cilíndrica resulta da projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Esse tipo de projeção:
• acarreta um crescimento (deformação) exagerado das regiões de elevadas latitudes;
• é o mais utilizado para a representação total da Terra (mapas-múndi). 



          b) A projeção cônica resulta da projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. Esse tipo de projeção:
• apresenta paralelos circulares e meridianos radiais, isto é, retas que se originam de um único ponto;
• é usado principalmente para a representação de países ou regiões de latitudes intermediárias, embora possa ser utilizado para outras latitudes.


         c) A projeção azimutal resulta da projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). 

1 - Projeção de Mercátor

         Nessa projeção, os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Pertence ao tipo chamado conforme, porque não deforma os ângulos. Em compensação, as áreas extensas ou situadas em latitudes elevadas aparecem nos mapas com dimensões exageradamente ampliada.


2 - Projeção Bertin

         Já na projeção Bertin (1950), que mantém uma relação de fidelidade com as superfícies dos continentes, a grade de coordenadas não possui uma configuração perpendicular, pois todos os meridianos se dirigem, formando curvas, para uma representação do pólo que se encontra no meio do mapa. Logo, para indicar o Norte seria preciso colocar tantas setas quantos fosse o número de meridianos (vide mapa abaixo), o que é desnecessário visto a clareza da posição polar.



3 - Projeção Buckminster

         Trata-se de uma projeção cuja centragem é no polo norte (as centragens podem variar) e que favorece a manutenção das formas e das proporcionalidades das terras emersas em detrimento dos oceanos. Quando esse autor criou essa projeção ele subverteu a visão convencional de um Norte e de um Sul, o que permitiria uma apreensão de um mundo “menos” hierarquizado.


V - Erros cartográficos

        A grande maioria dos mapas publicados contém erros cartográficos sérios. Ou geram visões problemáticas, ou pouco transmitem. E isso é esperado, visto que essa “inundação de mapas” tem como protagonistas um número muito grande de pessoas que entendem do programa de computador que faz o mapa, mas não conhecem a linguagem gráfica e a Cartografia.
        Um exemplo singelo: para mostrarmos a distribuição geográfica de um fenômeno, digamos, a alfabetização, vamos usar índices de alfabetização por município no Estado de São Paulo. É razoável introduzir a informação no mapa preenchendo cada município com tonalidades de uma mesma cor (da mais escura para a mais clara). A mais escuras os maiores índices e as menores taxas com tonalidades mais claras. Quando vemos um mapa que usa tonalidades da mesma cor, sem parar para pensar, nossa percepção indica que a tonalidade mais escura (mais pigmentação) representa a maior intensidade do fenômeno, e a tonalidade mais clara, a quase ausência. Caso isso seja invertido, ou então, escolhidos cores diferentes e arbitrárias, haverá uma confusão na nossa percepção, pois o que teremos diante dos nossos olhos será uma falsa imagem: um erro cartográfico.

                                                                                                                                                       



Projeções cartográficas F.1/1    


Outros tipos de Projeções
Goode

Anamorfose


Robinson

Mollweid


Peters