terça-feira, 23 de maio de 2017

8º ANO = O CONTINENTE AMERICANO (2º BIMESTRE)


6º ANO = REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO TERRESTRE (2º BIMESTRE)


REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO TERRESTRE



I - As fotografias são uma rica fonte de informações

As imagens que as fotografias mostram constituem valiosos documentos para a análise das paisagens e dos fatos presente e do passado. Para facilitar a leitura de uma fotografia, podemos dividi-la em partes ou planos, do mais próximo a nossa vista ao mais longe. As fotografias podem ser tiradas no nível do solo (em posição horizontal) ou de lugares altos (aéreas), que mostram os lugares e as coisas de forma oblíqua ou vertical.

II -  Os mapas

O mapa é a forma simplificada de representar o espaço. A cartografia tem por finalidade a elaboração de cartas ou mapas a partir de um conjunto de operações científicas, técnicas e artificiais.

a) As plantas e os mapas

As plantas são representações gráficas de áreas pequenas, elaboradas em escalas grandes (1:200) para poderem apresentar mais detalhes, como de uma casa, de uma cidade.
Os mapas são a representação mais prática para de nosso planeta ou de parte dele (superfície curva) sobre uma superfície plana, em tamanho reduzido, em que os detalhes são desprezados (região, Estado, país ou o mundo). Podem ser: políticos, físicos, econômicos, demográficos e históricos.
Convenções cartográficas são a linguagem visual ou os símbolos dos mapas. O conjunto de símbolos que em geral figuram na parte inferior do mapa constitui a legenda.

III - O globo terrestre e o planisfério

O globo terrestre e a forma mais fiel de representação da Terra. A representação da esfera terrestre em uma superfície plana chama-se planisfério, que permite uma visão completa da Terra, mas acarreta distorção na forma do tamanho dos continentes.

IV -  A escala de um mapa

As escalas permitem reduzir o tamanho natural da Terra ou de parte dela, para representá-la no mapa. Elas podem ser: numérica ( 1:50.000.000) ou gráfica        0     500   1000  1500
                                                                                                              I____I____I____I
                                                                                                                           km                

Para representar uma casa ou uma cidade com vários detalhes,  usamos a escala grande ( 1:100, 1:5000). Para representar áreas maiores, como municípios, estados, países, continentes, sem detalhes usamos a escala pequena (1:100.000, 1:10.000.000 ou mais).




Resultado de imagem para imagens de elementos dos mapas



A representação da Terra  TX.1/1


ATIVIDADES: REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO TERRESTRE

1a) Qual é a forma mais precisa para representar a Terra?

      R: ........................................................................................................................................................................................................   .    

2a) Coloque Sim ou Não. Se for, Não corrija no espaço ao lado.
    
     a) Os mapas permitem representar as curvas da Terra sobre um plano.
            (     ) Sim                    (      )  Não       ................................................................................
     b) As plantas permitem reduzir o tamanho natural da Terra, para representá-la no mapa.
            (     ) Sim                    (      )  Não       ................................................................................

3a) Cite os principais tipos de projeções.
          
R: .......................................................................................................................................................................................................   .   

4a) Relacione a 1a coluna com a 2a :
      a) projeções                                      (     ) forma mais fiel de representação da Terra.
      b) escalas.                                        (     ) permitem representar a Terra sobre um plano.
      c) globo terrestre.                              (     ) linguagem visual dos mapas.
      d) convenções.                                 (     ) permite reduzir o tamanho natural da Terra para representá-la no mapa.
                                                        
5a) O que é escala e como pode ser?
    
 R: .......................................................................................................................................................................................................   .   

6a) Resolva a cruzadinha.
a) Tipo de projeção.
b) Linguagem visual dos mapas.
c) Permitem representar uma superfície curva sobre um plano.
d) Exemplo de projeção cilíndrica.
e) Permite reduzir o tamanho natural da Terra, para representá-la no mapa.

a)





T







b)





E







c)





R







d)





R







e)





A








7ª) Marque V nas frases verdadeiras e F nas falsas. Sublinhe o que estiver errado em cada frase.
a(    ) Os mapas são retratos da superfície da Terra, mas não devem ser considerados retratos perfeitos porque podem deformar as superfícies representadas.
b(    ) Os globos geográficos também deformam a superfície da Terra que representam, embora deformem menos que um mapa cartográfico.
c(    ) Projeções cartográficas são formas de representar a Terra ou um dos seus trechos em uma superfície plana.
d(    ) Existem escalas numéricas e escalas gráficas, mas um mapa não pode apresentar os dois tipos de escala.
e(    ) Um mapa cuja escala numérica é 1 : 50.000.000 estabelece que cada centímetro nele equivale a quinhentos quilômetros da superfície que o mapa representa.
f(    ) A escala 1 : 200 indica que as medidas que aparecem no mapa foram ampliadas duzentas vezes.

8ª) Cada letra da palavra na vertical faz parte de uma palavra na horizontal. Descubra quais são elas.
                                                              






L













A













T













I













T













U













D













E








L - Relação existente entre as dimensões de um mapa e as dimensões da parte do mundo representada nele.
A - Divide a Terra em dois hemisférios.
T - Distância em graus do meridiano de origem a um outro qualquer.
I - Um sinal convencional; convenção cartográfica. (acrescentar acento na letra i).
T - A técnica e a arte de compor cartas geográficas.
U - Um dos tipos de escala.
D - A divisão convencional dos minutos.
E - Observatório inglês por onde passa o meridiano inicial.                                            
A representação da Terra  EX.1/1

segunda-feira, 22 de maio de 2017

9º ANO = EXERCÍCIOS SOBRE A EUROPA - GABARITO -(2º BIMESTRE)


Atividades: Europa

1ª) É um pequeno país alpino no topo dos Pirineus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda. Identifique o país de que se fala.
(a) Estado do Vaticano.      (b) Andorra.                             (c) Escócia.                               (d) Áustria.                               (e) Bulgária.

2ª) Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:
(a) ltálica.                          (b) Balcânica.                           (c) Escandinava.                       (d) Arábica.                              (e) Ibérica.

3ª) Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o.
(a) Alemanha.    (b) Reino Unido.                                     (c) França.                                (d) Itália.                                  (e) Suíça.

4ª) Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:
(a) estepes.                       (b) coníferas.                           (c) tundra.                                 (d) savanas.                            (e) sahel.

5ª) Responder à questão com base no texto abaixo, referente a um foco de tensão na Europa.
"O IRA nasceu na primeira Guerra Mundial. Nos anos 60, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa".
A referida organização está relacionada com a situação política da
(a) Alemanha.                    (b) Irlanda do Norte.                               (c) Itália.                                  (d) Inglaterra.                          (e) Espanha.

6ª) O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para:
(a) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS.                               (d) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos".
(b) a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.        (e) a redução dos arsenais nucleares da OTAN.
(c) o processo de paz no Oriente Médio.

7ª) Anterior à formação da União Europeia, três países europeus experimentaram o livre comércio para fazer crescer suas economias. O nome desta passada organização era:
(a) MERCOSUL                   (b) ALCA                                  (c) COMECOM                          (d) BENELUX                             (e) OTAN

8ª) Complete a frase:
“No ano de ___ a União Europeia fez uma reunião em ______, em que decidiu utilizar uma moeda de referência, o ____. Essa moeda passou a entrar em circulação 10 anos depois.”
(a) 1950; Maastricht; euro.                                              (c) 1992; Paris; dólar.                                             (e) 1992; Maastricht; euro
(b) 1992; Beijing; euro.                                                    (d) 1945; Washington; euro.

9ª) Qual das descrições abaixo é ideal para representar o quadro populacional europeu?
(a) Alta taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(b) Alta taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(c) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(d) Baixa taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(e) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida.

10ª) (PUC) A principal área industrial da Europa Ocidental é a região:
(a) de Lille, no norte da França;                                       (c) da Sicília, no Sul da Itália;                  (e) da "mesetas", na Espanha.
(b) do Ruhr, na República Alemã;                                    (d) de Manchester, na Inglaterra;

11ª) Analise as afirmativas:
I - O continente europeu é o continente mais povoado do mundo.
II - O continente europeu é o continente menos povoado do mundo.
III - A população europeia encontra-se distribuída de maneira irregular pelo território.
IV – As áreas de maior concentração populacional da Europa estão no extremo norte do continente.
V – As áreas de menor concentração populacional da Europa estão na parte central entre a Alemanha e Itália.
Quais alternativas estão corretas de acordo com o quadro humano da Europa?
(a) I e III                                                                           (c) I, III, IV e V.                                        (e) Somente a afirmativa II
(b) Todas estão corretas.                                                 (d) Somente a afirmativa I         

12ª) A ideia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do partido nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes dessa região foram proibidos de ensinar sua língua (euskera) e usar as cores da bandeira da região. Para conseguir a independência, foi fundado em 1959 o grupo ETA, que passou a usar táticas terroristas para alcançar a independência da região. O texto refere-se a:
(a) Os ciganos.                                                                  (c) Os curdos.                                          (e) A questão basca.               
(b) A questão Irlandesa.                                                    (d) A os conflitos na União Soviética

13ª) Países da Europa Setentrional como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia apresentam uma economia bastante desenvolvida, embora sofram com as imensas dificuldades naturais. Assinale a opção INCORRETA com relação aos aspectos que caracterizam esses países.
(a) Apesar dos obstáculos naturais, o clima e o relevo plano são fatores que explicam o grande desenvolvimento agrícola da região.
(b) A atividade industrial desses países está apoiada nos importantes recursos minerais e energéticos.
(c) O pequeno território da Dinamarca não impediu a expansão da agropecuária, tendo o país uma posição de destaque na União Europeia.
(d) O norte da Europa é uma das regiões de menor densidade demográfica do continente, e apresenta uma distribuição populacional muito irregular.
(e) Os indicadores demográficos, como baixa taxa de mortalidade infantil e alta de expectativa de vida, comprovam as satisfatórias condições socioeconômicas dos países nórdicos. 
Europa F.1/2



14ª) (MACK) Na Holanda, a área de planície sujeita à inundação pelo mar ou pelos rios, protegida por diques e utilizável para práticas agrícolas, recebe o nome de:
(a) punas.                          (b) horst.                                 (c) pôlder.                                   (d) necks.                                 (e) boulders.

15ª) Como o bloco se chamava em 1951, quando foi criado?
(a) União dos Países Europeus (UPE)                                                                 (d) União Econômica Europeia (UEE)
(b) Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA)                                      (e) Comunidade Econômica Europeia (CEE)
(c) Comunidade Europeia (CE)                                                         

16ª) “A Europa Ocidental apresenta-se como uma das áreas mais desenvolvidas e mais povoadas em todo o mundo. Centro da revolução tecnológica dos séculos XVIII e XIX, essa região expandiu o seu domínio político e econômico por quase todo o mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia abalada pelo conflito e pela perda de suas áreas de influência, surgem organizações que visam restabelecer o equilíbrio econômico. A mais importante é o MCE, criado pelo Tratado de Roma em 1957.”( hoje U. E.). São objetivos dessa organização:
(a) abolir barreiras alfandegárias e criar tarifas externas comuns: instaurar políticas comuns no campo dos transportes, abolir os obstáculos à livre circulação de pessoas, serviços e capitais;
(b) facilitar a organização de monopólios nas indústrias e na agricultura; acolher os investimentos estrangeiros aplicados na siderurgia; abolir as diferenças entre Europa capitalista e Europa socialista;
(c) permitir a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros; integrar-se à AELC, à CECA e ao COMECOM; opor-se à penetração de capitais estrangeiros;
(d) abolir as tarifas alfandegárias entre os países-membros; criar zonas de produção agrícola especializada, redistribuir a população, antes fortemente concentrada nas áreas rurais;

17ª) Cadeia montanhosa que está totalmente no território russo, e divide a Europa da Ásia:
(a) Alpes.                           (b) Pirineus.                             (c) Apeninos.                          (d) Urais.                                  (e) Cárpatos.

18ª) O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.
(a) França e Espanha.                                                        (c) Alemanha e Suécia.                            (e) Reino Unido e França.       
(b) Itália e Portugal.                                                             (d) Portugal e Espanha.            .

19ª) "Graças às abundantes reservas carboníferas existentes em seu território e à grande importação de outras matérias-primas, o país transformou-se em centro econômico-industrial, no século XIX.". O texto melhor caracteriza:
(a) O Reino Unido.            (b) A Alemanha.                       (c) A Itália.                               (d) O Canadá.           (e) Os Estados Unidos.

20ª) (UnB) A Bacia do Ruhr, na Europa Central, é uma região caracterizada:
(a) por um microclima extremamente frio e seco;                                          (d) pela existência de lençóis petrolíferos;
(b) pela presença de um complexo urbano-industrial;                                   (e) pela presença de altas cadeias montanhosas.
(c) por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;

21ª) Analise as afirmativas sobre o quadro humano da Europa e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
a (    ) Na Europa, a tendência é que haja a diminuição da população nas próximas décadas, visto que esse continente apresenta baixas taxas de fecundidade e grande parcela da população composta por idosos.
b (    ) Os países da Europa Ocidental apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c (    ) Considerado o berço da civilização ocidental, o continente europeu é o mais populoso da Terra.
d (    ) Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália são os cinco países mais populosos da Europa.
e(     ) Em razão de sua pequena extensão territorial e seu grande contingente populacional, a Europa é o continente mais povoado, ou seja, apresenta o maior número de habitantes por quilômetro quadrado entre todos os continentes.

22ª) (UEPB 2008) A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se:
I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo;
II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;
III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;
IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão corretas as assertivas:
(a) I e IV, apenas.                              (b) I, III e IV.                            (c) I, II e III.                         (d) II, III e IV.           (e) II e III, apenas. 

23ª) (UDESC – com adaptações) A União Europeia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.
I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário e aos impostos sobre importação e exportação;
II – Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países-membros;
III – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
IV – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
Assinale a alternativa correta.
(a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.                       (d) Somente a afirmativa III é verdadeira.
(b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.                           (e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
(c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

24ª) Organização internacional feita entre países europeus capitalistas, Estados Unidos e Canadá, durante a guerra fria:
(a) União Europeia.                                                                           (e) Pacto de Varsóvia.
(b) Organização do Tratado de Atlântico Norte.                                (d) BENELUX.
(c) Organização do Livre Comércio do Atlântico Norte

25ª)Adotou a política dos tigres asiáticos, sendo chamado de “Tigre Celta”. Foi muito afetado pela recente crise econômica.
(a) Irlanda.                               (b) Escócia.                              (c) França.                           d) Islândia.                             (e) País de Gales
Europa F.2/2




-Atividades:  Europa

1a) Marque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.

a(    ) A Europa é atravessada por dois paralelos importantes: o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.
b(    ) Os países europeus são cortados por vários fusos horários e abrangidos por duas zonas climáticas: temperada do norte e polar do norte.
c(    ) Uma conseqüência da Segunda Guerra Mundial foi a divisão do poder político mundial entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Dava-se o nome de Guerra Fria ao estado de tensão entre essas duas superpotências.
d(    ) Embora haja altas cadeias de montanhas, as formas de relevo predominantes na Europa são as planícies.
e(    ) Além da grande quantidade de rios e mares, a Europa possui também muitos lagos.
f (    ) As regiões da Europa situadas ao norte do Círculo Polar Ártico e as áreas industrializadas do ocidente são, respectivamente, as regiões mais populosas e as mais vazias da Europa.
g(    ) A taxa de natalidade é baixa na Europa; entre outros motivos, porque os países desse continente apresentam uma economia desenvolvida, e em países desenvolvidos é normal ocorrerem baixas taxas de natalidade.

2a) Assinale com um X a alternativa correta.
a) Com relação à localização geográfica da Europa, é correto afirmar-se que:
(A)     a Europa encontra-se totalmente no hemisfério sul.
(B) o Círculo Polar Ártico atravessa a Europa no extremo norte     da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.
(C) o oceano Glacial Ártico é um de seus limites ao sul.
(D) o continente é limitado pelo oceano Atlântico, a leste, e     pelos montes Urais, a oeste.

b) São fatores que comprovam as excelentes condições de vida da maior parte da população européia, exceto:
(A) baixos índices de analfabetismo    (C) baixo crescimento vegetativo
(B) expectativa de vida elevada     (D) baixa renda per capita
c) São países que apresentam ainda regiões de economia basicamente agrícola e desenvolvimento industrial menos acentuados:
(A) Portugal e Alemanha.            (C) Suíça e Espanha
(B)  Espanha e Grécia.                 (D) Portugal e França

d) Estão entre os principais produtos agrícolas europeus:
(A) trigo, cevada e laticínios.       (C) trigo, cevada e arroz.
(B) trigo, algodão e laticínios.     (D) trigo, café e laticínios.

e) São ex-repúblicas soviéticas que não aderiram a CEI:
(A) Armênia e Letônia.                 (C) Lituânia e Letônia.
(B) Belarus e Geórgia.                                 (D) Estônia e Moldova.

f) O porto mais importante da Europa é de:
(A) Marselha.                                               (C) Hamburgo.
(B) Roterdã.                                  (D) Londres.
   
g) Rio europeu que serve de exemplo de despoluição fluvial:
(A) o Reno.                                   (C) o Tâmisa.
(B) o Ruhr.                                    (D) o Volga.
      
h) A região do mar do Norte é grande produtora de:
     (A) ferro.                                        (C) carvão.
     (B) bauxita.                                    (D) petróleo.



i) Empresa sueca que opera no Brasil:
   (A) Volkswagen.                                              (C) Volvo
   (B) Renault.                                                     (D) Philips.

j) A região mais industrializada da Itália é:
    (A) o vale do rio Ruhr.                                    (C) o vale do rio Pó.
    (B) o vale do rio Sena.                                    (D) o vale do ri Elba.

   k) Povo da Espanha que deseja a separação:
(A) Sérvios.                                                     (C) Bascos.
(B) Curdos.                                                      (D) Palestinos.

l) O IRA (Exército Republicano Irlandês) atua na:
(A) Irlanda do Norte.                                      (C) Inglaterra.
(B) País de Gales.                                           (D) Irlanda.

3a) Procure completar corretamente o diagrama a seguir.

E - Ilha francesa localizada no mar Mediterrâneo.
U - Mar localizado no sudeste europeu e que banha a Grécia.
R - Ponto culminante do relevo europeu, localizado nos Alpes.
O - País localizado na península Balcânica.
P - Mar localizado no extremo leste europeu.
A - Península em que se localiza grande parte do território dinamarquês.
                     






E














U














R














O














P














A









4ª)  Marque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.

a(    ) A Europa Ocidental é ocupada por países desenvolvidos que dispõem de alta renda per capita, excelentes condições de educação, moradia e saúde para todos os seus habitantes.
b(    ) A agricultura é a atividade econômica que mais pessoas emprega entre os países do sul da Europa: Espanha, Portugal, Itália e Grécia.
c(   ) A produção agrícola européia é bastante diversificada. Destacam-se as culturas de milho e trigo, nas áreas de estepes e pradarias; cevada, centeio e batata, nas áreas anteriormente ocupadas pelas florestas temperadas.
d(   ) A Itália, particularmente, é um país de grandes contrastes econômicos: no sul, prosperidade material e industrial; no norte, baixo padrão de vida e grande atraso social.
e(    ) Suíça e Áustria são países alpinos, não banhados pelo mar, que possuem grande desenvolvimento econômico.
f(     ) Portugal, Espanha e Grécia são países da Europa Meridional, Noruega, Suécia, e Finlândia são países nórdicos.
g(    ) A Europa, que durante séculos enviou emigrantes para o mundo inteiro, atualmente recebe muitos imigrantes, cuja aceitação social não tem se mostrado fácil.












Europa AT. 1/2

Atividades:  Aspectos Econômicos da Europa 

1a) Resolva o diagrama

E – A Holanda é o principal produtor de  ... da Europa.
U - Um dos países que integram o BENELUX.
R - Porto mais movimentado do mundo, localizado nos Países Baixos.
O – Região da Suécia grande produtora de ferro.
P - Um dos países europeu produtores de vinho.
A - Importante indústria automobilística alemã.
*
O – Importante porto italiano.
C - País grande produtor de cerveja.
 I – Ferrovia que liga Moscou (Europa) a Vladivostok (Ásia).
D - País europeu grande produtor de papel e móveis.
E - Um dos países produtores de ovinos.
N - País sede das indústrias multinacionais Renault e Michellin.
T - Forma como é praticada a pecuária europeia.
A - Devido à sua estabilidade social e à sua neutralidade, tornou-se um centro financeiro internacional.
L – Um dos importantes aeroportos da Europa.

  






E















U















R















O















P















A































O















C















I















D















E















N















T















A















L










2ª) Assinale com um X a alternativa correta:
a) Mineral cujas jazidas estão na região de Kusbass (Rússia).
    (A) bauxita                   .                              (C) mercúrio.
           (B) ferro.                                                    (D) urânio.

b) País europeu maior produtor de suínos.
    (A) França.                                                  (C) Alemanha.
    (B) Grécia.                                                  (D) Noruega.

c) A Péchiney e Citroen são multinacionais com sede na:
(A) França.                                                   (C) Dinamarca.
          (B) Itália.                                                     (D) Rússia.

d) País europeu que se destaca pelas atividades bancárias.
(A) Suécia.                                                   (C) Suíça.
           (B) Itália.                                                    (D) Rússia.

e) A Philips e a Electrolux são empresas:
    (A) petrolíferas.                                          (C) automobilísticas.
    (B) eletroeletrônicas.                                 (D) químicas.




f) País que possui jazidas de carvão mineral:
(A) Reino Unido.                          (C) Espanha.
           (B) Itália.                                    (D) Dinamarca.

g) País europeu que se destaca pelas pesca do bacalhau.
 (A) França.                                  (C) Noruega.
            (B) Alemanha.                           (D) Rússia.

h) Os maiores rebanhos de caprinos estão:
    (A) Itália e Bélgica.                     (C) Ucrânia e  França.
    (B) Reino Unido e Rússia.           (D) Grécia e Albânia.

i) A França, Itália e Alemanha são os maiores produtores de:
 (A) frutas.                                    (C) batata.
           (B) tabaco.                                  (D) algodão.

j) País mais industrializado da Europa:
          (A) França.                                   (C) Alemanha.
          (B) Eslovênia.                                              (D) Rússia.

k) O grande produtor europeu de mercúrio e a:
   (A) Áustria.                                   (C) Suécia.
   (B) Croácia.                                  (D) Espanha.

l) A Organização econômica mais antiga da Europa é:
(A) OTAN.                                     (C) UE.
           (B) BENELUX.                                             (D) CEI.

3ª) Resolva o diagrama:

E - A Europa é o 2º maior continente em quantidade de ...  .
U – Um dos países da Europa onde se destaca o turismo.
R -  É o maior produtor de  bovinos da Europa.
O – Na Rússia e a Polônia estão as maiores criação de ... .
P – Mineral extraído em grande quantidade no mar do Norte.
A -  Um dos países grande produtor de tabaco.
 *
O – São os maiores produtores: Grécia, Espanha e Azerbaijão.
R – Um dos grandes produtores de cerais da Europa.
 I - País sede a multinacional Alfa Romeu e Ferrari.
E – Trem de grande velocidade que liga Paris a Londres.
N – Cereal cujos maiores produtores estão na Europa Oriental.
T – A Espanha é o maior produtor europeu de ...  .
A – Um dos criadores europeu de caprinos.
L – Animal cuja caça tem sofrido grande restrição na Europa. 






E













U













R













O













P













A



























O













R













I













E













N













T













A













L
























Europa AT. 2/2




Atividades:  Europa  (Gabarito)

1a) Marque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.

a( F ) A Europa é atravessada por dois paralelos importantes: o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.
b( V ) Os países europeus são cortados por vários fusos horários e abrangidos por duas zonas climáticas: temperada do norte e polar do norte.
c( V ) Uma consequência da Segunda Guerra Mundial foi a divisão do poder político mundial entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Dava-se o nome de Guerra Fria ao estado de tensão entre essas duas superpotências.
d( V ) Embora haja altas cadeias de montanhas, as formas de relevo predominantes na Europa são as planícies.
e( V ) Além da grande quantidade de rios e mares, a Europa possui também muitos lagos.
f ( F ) As regiões da Europa situadas ao norte do Círculo Polar Ártico e as áreas industrializadas do ocidente são, respectivamente, as regiões mais populosas e as mais vazias da Europa.
g( V ) A taxa de natalidade é baixa na Europa; entre outros motivos, porque os países desse continente apresentam uma economia desenvolvida, e em países desenvolvidos é normal ocorrerem baixas taxas de natalidade.

2a) Assinale com um X a alternativa correta.
a) Com relação à localização geográfica da Europa, é correto afirmar-se que:
(A)     a Europa encontra-se totalmente no hemisfério sul.
(B) o Círculo Polar Ártico atravessa a Europa no extremo norte     da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.
(C) o oceano Glacial Ártico é um de seus limites ao sul.
(D) o continente é limitado pelo oceano Atlântico, a leste, e     pelos montes Urais, a oeste.

b) São fatores que comprovam as excelentes condições de vida da maior parte da população européia, exceto:
(A) baixos índices de analfabetismo    (C) baixo crescimento vegetativo
(B) expectativa de vida elevada     (D) baixa renda per capita
c) São países que apresentam ainda regiões de economia basicamente agrícola e desenvolvimento industrial menos acentuados:
(A) Portugal e Alemanha.                            (C) Suíça e Espanha
(B)  Espanha e Grécia.                 (D) Portugal e França

d) Estão entre os principais produtos agrícolas europeus:
(A) trigo, cevada e laticínios.               (C) trigo, cevada e arroz.
(B) trigo, algodão e laticínios.             (D) trigo, café e laticínios.

e) São ex-repúblicas soviéticas que não aderiram a CEI:
(A) Armênia e Letônia.        (C) Lituânia e Letônia.
(B) Belarus e Geórgia.                   (D) Estônia e Moldova.

f) O porto mais importante da Europa é de:
(A) Marselha.                                               (C) Hamburgo.
(B) Roterdã.                                                 (D) Londres.
   
g) Rio europeu que serve de exemplo de despoluição fluvial:
(A) o Reno.                                                   (C) o Tâmisa.
(B) o Ruhr.                                                   (D) o Volga.
     
 h) A região do mar do Norte é grande produtora de:
     (A) ferro.                                                       (C) carvão.
     (B) bauxita.                                                   (D) petróleo.

i) Empresa sueca que opera no Brasil:
   (A) Volkswagen.                                              (C) Volvo
   (B) Renault.                                                     (D) Philips.

j) A região mais industrializada da Itália é:
    (A) o vale do rio Ruhr.                                    (C) o vale do rio Pó.
    (B) o vale do rio Sena.                    (D) o vale do ri Elba.

   l) Povo da Espanha que deseja a separação:
(A) Sérvios.                                                     (C) Bascos.
(B) Curdos.                                                      (D) Palestinos.

m) O IRA (Exército Republicano Irlandês) atua na:
(A) Irlanda do Norte.                                      (C) Inglaterra.
(B) País de Gales.                                           (D) Irlanda.

3a) Procure completar corretamente o diagrama a seguir.

E - Ilha francesa localizada no mar Mediterrâneo.
U - Mar localizado no sudeste europeu e que banha a Grécia.
R - Ponto culminante do relevo europeu, localizado nos Alpes.
O - País localizado na península Balcânica.
P - Mar localizado no extremo leste europeu.
A - Península em que se localiza grande parte do território dinamarquês.
                     


C
O
R
S
E
G
A









E
G
E
U













B
R
A
N
C
O





M

K
O
S
O
V
O









C
A
S
P
I
O








J
U
T
L
A
N
D
I
A





4ª)  Marque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.

a( V ) A Europa Ocidental é ocupada por países desenvolvidos que dispõem de alta renda per capita, excelentes condições de educação, moradia e saúde para todos os seus habitantes.
b( V ) A agricultura é a atividade econômica que mais pessoas emprega entre os países do sul da Europa: Espanha, Portugal, Itália e Grécia.
c( V ) A produção agrícola europeia é bastante diversificada. Destacam-se as culturas de milho e trigo, nas áreas de estepes e pradarias; cevada, centeio e batata, nas áreas anteriormente ocupadas pelas florestas temperadas.
d( F ) A Itália, particularmente, é um país de grandes contrastes econômicos: no sul, prosperidade material e industrial; no norte, baixo padrão de vida e grande atraso social.
e( V ) Suíça e Áustria são países alpinos, não banhados pelo mar, que possuem grande desenvolvimento econômico.
f(  V ) Portugal, Espanha e Grécia são países da Europa Meridional, Noruega, Suécia, e Finlândia são países nórdicos.
g( V ) A Europa, que durante séculos enviou emigrantes para o mundo inteiro, atualmente recebe muitos imigrantes, cuja aceitação social não tem se mostrado fácil.













Europa AT. 1/2
Atividades:  Aspectos Econômicos da Europa 

1a) Resolva o diagrama

E – A Holanda é o principal produtor de  ... da Europa.
U - Um dos países que integram o BENELUX.
R - Porto mais movimentado do mundo, localizado nos Países Baixos.
O – Região da Suécia grande produtora de ferro.
P - Um dos países europeu produtores de vinho.
A - Importante indústria automobilística alemã.
*
O – Importante porto italiano.
C - País grande produtor de cerveja.
 I – Ferrovia que liga Moscou (Europa) a Vladivostok (Ásia).
D - País europeu grande produtor de papel e móveis.
E - Um dos países produtores de ovinos.
N - País sede das indústrias multinacionais Renault e Michellin.
T - Forma como é praticada a pecuária europeia.
A - Devido à sua estabilidade social e à sua neutralidade, tornou-se um centro financeiro internacional.
L – Um dos importantes aeroportos da Europa.




F
L
O
R
E
S













L
U
X
E
M
B
U
R
G
O



R
O
T
E
R
D
A










L
A
P
O
N
I
A












P
O
R
T
U
G
A
L


V
O
L
K
S
W
A
G
E
N

























G
E
N
O
V
A






D
I
N
A
M
A
R
C
A









T
R
A
N
S
I
B
E
R
I
A
N
A


F
I
N
L
A
N
D
I
A










R
O
M
E
N
I
A









F
R
A
N
Ç
A











I
N
T
E
N
S
I
V
A





S
U
I
Ç
A













O
R
L
Y









2ª) Assinale com um X a alternativa correta:
a) Mineral cujas jazidas estão na região de Kusbass (Rússia).
    (A) bauxita                   .                              (C) mercúrio.
           (B) ferro.                                                    (D) urânio.

b) País europeu maior produtor de suínos.
    (A) França.                                                  (C) Alemanha.
    (B) Grécia.                                                  (D) Noruega.

c) A Péchiney e Citroen são multinacionais com sede na:
(A) França.                                                   (C) Dinamarca.
          (B) Itália.                                                     (D) Rússia.

d) País europeu que se destaca pelas atividades bancárias.
(A) Suécia.                                                   (C) Suíça.
           (B) Itália.                                                    (D) Rússia.

e) A Philips e a Electrolux são empresas:
    (A) petrolíferas.                                          (C) automobilísticas.
    (B) eletroeletrônicas.                                 (D) químicas.




f) País que possui jazidas de carvão mineral:
(A) Reino Unido.                           (C) Espanha.
           (B) Itália.                                    (D) Dinamarca.

g) País europeu que se destaca pelas pesca do bacalhau.
 (A) França.                                  (C) Noruega.
            (B) Alemanha.                           (D) Rússia.

h) Os maiores rebanhos de caprinos estão:
    (A) Itália e Bélgica.                     (C) Ucrânia e  França.
    (B) Reino Unido e Rússia.           (D) Grécia e Albânia.

i) A França, Itália e Alemanha são os maiores produtores de:
 (A) frutas.                                   (C) batata.
           (B) tabaco.                                  (D) algodão.

j) País mais industrializado da Europa:
          (A) França.                                   (C) Alemanha.
          (B) Eslovênia.                                              (D) Rússia.

k) O grande produtor europeu de mercúrio e a:
   (A) Áustria.                                   (C) Suécia.
   (B) Croácia.                                  (D) Espanha.

l) A Organização econômica mais antiga da Europa é:
(A) OTAN.                                     (C) UE.
           (B) BENELUX.                                             (D) CEI.

3ª) Resolva o diagrama:

E - A Europa é o 2º maior continente em quantidade de ...  .
U – Um dos países da Europa onde se destaca o turismo.
R -  É o maior produtor de  bovinos da Europa.
O – Na Rússia e a Polônia estão as maiores criação de ... .
P – Mineral extraído em grande quantidade no mar do Norte.
A -  Um dos países grande produtor de tabaco.
 *
O – São os maiores produtores: Grécia, Espanha e Azerbaijão.
R – Um dos grandes produtores de cerais da Europa.
 I - País sede a multinacional Alfa Romeu e Ferrari.
E – Trem de grande velocidade que liga Paris a Londres.
N – Cereal cujos maiores produtores estão na Europa Oriental.
T – A Espanha é o maior produtor europeu de ...  .
A – Um dos criadores europeu de caprinos.
L – Animal cuja caça tem sofrido grande restrição na Europa. 





F
E
R
R
O
V
I
A
S





A
U
S
T
R
I
A








R
U
S
S
I
A



E
Q
U
I
N
O
S












P
E
T
R
O
L
E
O


M
O
L
D
A
V
I
A





















A
L
G
O
D
A
O








U
C
R
A
N
I
A





I
T
A
L
I
A












E
U
R
O
T
R
E
M




C
E
N
T
E
I
O





A
Z
E
I
T
E









A
L
B
A
N
I
A








B
A
L
E
I
A





















Europa AT. 2/2



Atividades: Europa  (Gabarito)

1ª) É um pequeno país alpino no topo dos Pirineus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda. Identifique o país de que se fala.
(a) Estado do Vaticano.      (b) Andorra.                             (c) Escócia.                 (d) Áustria.             (e) Bulgária.

2ª) Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:
(a) ltálica.                          (b) Balcânica.                           (c) Escandinava.       (d) Arábica.              (e) Ibérica.

3ª) Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o.
(a) Alemanha.    (b) Reino Unido.      (c) França.                (d) Itália.  (e) Suíça.

4ª) Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:
(a) estepes.                       (b) coníferas.                           (c) tundra.                               (d) savanas.              (e) sahel.

5ª) Responder à questão com base no texto abaixo, referente a um foco de tensão na Europa.
"O IRA nasceu na primeira Guerra Mundial. Nos anos 60, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa".
A referida organização está relacionada com a situação política da
(a) Alemanha.                    (b) Irlanda do Norte.                               (c) Itália.                  (d) Inglaterra.          (e) Espanha.

6ª) O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para:
(a) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS.
(b) a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.
(c) o processo de paz no Oriente Médio.
(d) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos".
(e) a redução dos arsenais nucleares da OTAN.

7ª) Anterior à formação da União Europeia, três países europeus experimentaram o livre comércio para fazer crescer suas economias. O nome desta passada organização era:
(a) MERCOSUL                   (b) ALCA                                  (c) COMECOM          (d) BENELUX             (e) OTAN

8ª) Complete a frase:
“No ano de ___ a União Europeia fez uma reunião em ______, em que decidiu utilizar uma moeda de referência, o ____. Essa moeda passou a entrar em circulação 10 anos depois.”
(a) 1950; Maastricht; euro.                                              (c) 1992; Paris; dólar.                                             (e) 1992; Maastricht; euro
(b) 1992; Beijing; euro.                                    (d) 1945; Washington; euro.

9ª) Qual das descrições abaixo é ideal para representar o quadro populacional europeu?
(a) Alta taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(b) Alta taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(c) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(d) Baixa taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.
(e) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida.

10ª) (PUC) A principal área industrial da Europa Ocidental é a região:
(a) de Lille, no norte da França;                       (c) da Sicília, no Sul da Itália;                  (e) da "mesetas", na Espanha.
(b) do Ruhr, na República Alemã;                     (d) de Manchester, na Inglaterra;

11ª) Analise as afirmativas:
I - O continente europeu é o continente mais povoado do mundo.
II - O continente europeu é o continente menos povoado do mundo.
III - A população europeia encontra-se distribuída de maneira irregular pelo território.
IV – As áreas de maior concentração populacional da Europa estão no extremo norte do continente.
V – As áreas de menor concentração populacional da Europa estão na parte central entre a Alemanha e Itália.
Quais alternativas estão corretas de acordo com o quadro humano da Europa?
(a) I e III                                                           (c) I, III, IV e V.                                        (e) Somente a afirmativa II
(b) Todas estão corretas.                                  (d) Somente a afirmativa I         

12ª) A ideia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do partido nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes dessa região foram proibidos de ensinar sua língua (euskera) e usar as cores da bandeira da região. Para conseguir a independência, foi fundado em 1959 o grupo ETA, que passou a usar táticas terroristas para alcançar a independência da região. O texto refere-se a:
(a) Os ciganos.                                                  (c) Os curdos.                                          (e) A questão basca.                
(b) A questão Irlandesa.                                    (d) A os conflitos na União Soviética

13ª) Países da Europa Setentrional como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia apresentam uma economia bastante desenvolvida, embora sofram com as imensas dificuldades naturais. Assinale a opção INCORRETA com relação aos aspectos que caracterizam esses países.
(a) Apesar dos obstáculos naturais, o clima e o relevo plano são fatores que explicam o grande desenvolvimento agrícola da região.
(b) A atividade industrial desses países está apoiada nos importantes recursos minerais e energéticos.
(c) O pequeno território da Dinamarca não impediu a expansão da agropecuária, tendo o país uma posição de destaque na União Europeia.
(d) O norte da Europa é uma das regiões de menor densidade demográfica do continente, e apresenta uma distribuição populacional muito irregular.
(e) Os indicadores demográficos, como baixa taxa de mortalidade infantil e alta de expectativa de vida, comprovam as satisfatórias condições socioeconômicas dos países nórdicos. 

Europa F.1/2
14ª) (MACK) Na Holanda, a área de planície sujeita à inundação pelo mar ou pelos rios, protegida por diques e utilizável para práticas agrícolas, recebe o nome de:
(a) punas.                          (b) horst.                 (c) pôlder.                                              (d) necks.                 (e) boulders.

15ª) Como o bloco se chamava em 1951, quando foi criado?
(a) União dos Países Europeus (UPE)                                                 (d) União Econômica Europeia (UEE)
(b) Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA)                      (e) Comunidade Econômica Europeia (CEE)
(c) Comunidade Europeia (CE)                                                         

16ª) “A Europa Ocidental apresenta-se como uma das áreas mais desenvolvidas e mais povoadas em todo o mundo. Centro da revolução tecnológica dos séculos XVIII e XIX, essa região expandiu o seu domínio político e econômico por quase todo o mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia abalada pelo conflito e pela perda de suas áreas de influência, surgem organizações que visam restabelecer o equilíbrio econômico. A mais importante é o MCE, criado pelo Tratado de Roma em 1957.”( hoje U. E.). São objetivos dessa organização:
(a) abolir barreiras alfandegárias e criar tarifas externas comuns: instaurar políticas comuns no campo dos transportes, abolir os obstáculos à livre circulação de pessoas, serviços e capitais;
(b) facilitar a organização de monopólios nas indústrias e na agricultura; acolher os investimentos estrangeiros aplicados na siderurgia; abolir as diferenças entre Europa capitalista e Europa socialista;
(c) permitir a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros; integrar-se à AELC, à CECA e ao COMECOM; opor-se à penetração de capitais estrangeiros;
(d) abolir as tarifas alfandegárias entre os países-membros; criar zonas de produção agrícola especializada, redistribuir a população, antes fortemente concentrada nas áreas rurais;

17ª) Cadeia montanhosa que está totalmente no território russo, e divide a Europa da Ásia:
(a) Alpes.                           (b) Pirineus.             (c) Apeninos.           (d) Urais.                  (e) Cárpatos.

18ª) O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.
(a) França e Espanha.                                        (c) Alemanha e Suécia.                            (e) Reino Unido e França.       
(b) Itália e Portugal.                                         (d) Portugal e Espanha.            .

19ª) "Graças às abundantes reservas carboníferas existentes em seu território e à grande importação de outras matérias-primas, o país transformou-se em centro econômico-industrial, no século XIX.". O texto melhor caracteriza:
(a) O Reino Unido.            (b) A Alemanha.       (c) A Itália.                               (d) O Canadá.           (e) Os Estados Unidos.

20ª) (UnB) A Bacia do Ruhr, na Europa Central, é uma região caracterizada:
(a) por um microclima extremamente frio e seco;
(b) pela presença de um complexo urbano-industrial;
(c) por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;
(d) pela existência de lençóis petrolíferos;
(e) pela presença de altas cadeias montanhosas.

21ª) Analise as afirmativas sobre o quadro humano da Europa e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
a (  V ) Na Europa, a tendência é que haja a diminuição da população nas próximas décadas, visto que esse continente apresenta baixas taxas de fecundidade e grande parcela da população composta por idosos.
b ( V) Os países da Europa Ocidental apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c (F ) Considerado o berço da civilização ocidental, o continente europeu é o mais populoso da Terra.
d (V ) Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália são os cinco países mais populosos da Europa.
e( F ) Em razão de sua pequena extensão territorial e seu grande contingente populacional, a Europa é o continente mais povoado, ou seja, apresenta o maior número de habitantes por quilômetro quadrado entre todos os continentes.

22ª) (UEPB 2008) A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se:
I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo;
II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;
III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;
IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão corretas as assertivas:
(a) I e IV, apenas.                              (b) I, III e IV.            (c) I, II e III.              (d) II, III e IV.           (e) II e III, apenas. 

23ª) (UDESC – com adaptações) A União Europeia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.
I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário e aos impostos sobre importação e exportação;
II – Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países-membros;
III – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
IV – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
Assinale a alternativa correta.
(a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.                       (d) Somente a afirmativa III é verdadeira.
(b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.                                          (e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
(c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

24ª) Organização internacional feita entre países europeus capitalistas, Estados Unidos e Canadá, durante a guerra fria:
(a) União Europeia.                                                                          (e) Pacto de Varsóvia.
(b) Organização do Tratado de Atlântico Norte.                                               (d) BENELUX.
(c) Organização do Livre Comércio do Atlântico Norte

25ª) Adotou a política dos tigres asiáticos, sendo chamado de “Tigre Celta”. Foi muito afetado pela recente crise econômica.
(a) Irlanda.                        (b) Escócia.                              (c) França.                                               d) Islândia.                                              (e) País de Gales

Europa F.2/2