terça-feira, 15 de agosto de 2017

6º ANO = FORMAÇÃO DO RELEVO (3º BIMESTRE)


     





8º ANO = AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS (3º BIMESTRE)


As Civilizações Pré-Colombiana

Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Os povos pré-colombianos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em: sociedades de coletores/caçadores e sociedades agrárias.
Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

I - A civilização maia

Os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao sul do México e a alguns países da América Central, como Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize. O apogeu dessa civilização se deu, aproximadamente, entre os anos 300 e 900 de nossa era.
Milho, algodão, feijão e cacau eram alguns dos produtos que cultivavam. Os homens e as mulheres desse povo dominavam as técnicas de cerâmica, ourivesaria, fiação e tintura de tecidos. Além disso, também sabiam produzir diferentes tipos de borracha, utilizando látex e extrato de plantas. Estudiosos apontam que, além dos maias, os astecas e outros povos que viviam na região chamada de Mesoamérica também produziam borracha, utilizada em faixas, bolas e sandálias. Desenvolveram um sistema de escrita, que, de modo geral, combinava pinturas e símbolos representativos de palavras e ideias.
Construíram grandes cidades-cerimoniais, como Palenque e Copan -, que foram abandonadas por volta do ano 900 por motivos ainda investigados pelos historiadores. Até hoje, os descendentes dos maias compõem parte considerável dos camponeses da América Central e do México.

II - A civilização asteca

Os astecas ou mexicas dominaram boa parte do centro e do sul do México atual, conquistando povos que ali viviam antes deles, como os toltecas. A capital do Império Asteca era Tenochtitlán, cidade fundada no início do século XIV.
Os astecas plantavam milho, feijão, cacau, algodão, tomate e tabaco. Além disso, comercializavam bens como tecidos, peles, cerâmicas, sal, ouro e prata. Dominavam técnicas da ourivesaria, da cerâmica e da tecelagem. Desconheciam, entretanto, o uso do ferro, da rocha e dos animais de carga.
Os astecas construíram grandes templos, desenvolveram um sistema de escrita e um calendário próprio.
A história da conquista do Império Asteca pelos espanhóis teve início em fevereiro de 1519, quando Hernán Cortés desembarcou na península de Yucatán. Informado da grande quantidade de ouro existente no território asteca, Cortés decidiu conquistá-lo. Combinando habilidade e violência, prendeu o imperador Montezuma e saqueou a cidade de Tenochtitlán.

III - A civilização inca

Os incas desenvolveram sua civilização na América do Sul, entre o oceano Pacífico e as altas montanhas do Andes, localizando-se principalmente no atual Peru. No período compreendido ente os séculos XII e XVI, eles dominaram outros povos que viviam na região dos Andes (como os chimus, os quíchuas e outros), em áreas que atualmente correspondem ao norte da Argentina e do Chile, à Bolívia, ao Equador e ao sul da Colômbia. Esses povos eram obrigados a pagar tributos ao imperador inca.
O império Inca, com capital na cidade de Cuzco, chegou a ter uma população de 20 milhões de habitantes, governado por um imperador considerado um deus, o filho do sol (o Inca). Para governar, o imperador contava com chefes militares, governadores de províncias, sacerdotes e muitos funcionários.
A economia dos incas baseava-se no cultivo de milho, batata, feijão, tomate e tabaco. Animais como a lhama e a alpaca eram usados como meio de transporte e também para fornecer lã, utilizada especialmente pelos moradores das regiões mais frias das montanhas.
As mulheres e os homens do povo inca desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre. Sabiam trabalhar metais preciosos, como o ouro e a prata. Construíram palácios, templos, estradas pavimentadas, aquedutos e canais de irrigação. Desenvolveram um sistema de registro de números e acontecimentos por meio de quipos, cordões coloridos em que cada nó servia para registrar informações.
A conquista do Império inca foi iniciada a partir de 1531, por Francisco Pizarro. Em 1533, Pizarro conseguiu invadir a capital inca, desestabilizando todo o Império.

 As Civilizações Pré-colombiana F.1/1´



Resultado de imagem para mapas dos povos pré-colombianos











8º ANO = POPULAÇÃO AMERICANA (3º BIMESTRE)


sábado, 5 de agosto de 2017

6º ANO = RELEVO TERRESTRE (3º BIMESTRE)

O relevo terrestre

A superfície da crosta terrestre apresenta variações de altura que damos o nome de relevo.
A altitude do relevo corresponde à altura de um ponto qualquer da superfície terrestre tendo por base o nível do mar.

I – As formas de relevo

a) O relevo continental

As montanhas são as maiores elevações da crosta terrestre.
As cadeias de montanhas (cordilheiras) de formação mais recente apresentam grandes altitudes, como os Andes e as Rochosas, na América; os Alpes, na Europa e o Himalaia, na Ásia, onde se encontra o pico mais alto do mundo, o Evereste, com 8.848 metros. Já as montanhas mais antigas se apresentam com menores altitudes porque foram muito desgastadas pela erosão. São também chamadas de maciços, que no Brasil são conhecidos como serras. Exemplos: Serra do Mar, da Mantiqueira, do Espinhaço etc.
As colinas são elevações mais baixas que as montanhas e de formas arredondadas
Os planaltos são superfícies aplainadas ou ligeiramente onduladas, em geral mais elevadas que as planícies, delimitados por escarpas ou por rampas suaves.
As planícies são áreas mais ou menos planas, de altitude uniforme e geralmente inferior a 200 metros, geralmente sem maiores saliências e basicamente formadas por rochas sedimentares.
Depressões são as partes mais baixas do relevo. Podem ser absolutas (abaixo do nível do mar) ou relativas (abaixo do relevo próximo).

Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE FORMA DE RELEVO


b) O relevo submarino

A continuação do relevo terrestre coberto pelas águas marinhas até aproximadamente 200 metros chama-se plataforma continental.
Depois da plataforma continental até quase 4 000 metros de profundidade, temos o talude continental.
A parte mais profunda do relevo submarino é bastante irregular, com presença de fossas abissais e cordilheiras ou dorsais.






Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE FORMA DE RELEVO SUBMARINO
Para a representação gráfica do relevo, podem ser usadas as curvas de nível, a graduação de cores e os blocos-diagramas.

Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE CURVAS DE NÍVEL


Curvas de Nível


Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE blocos diagramas

II – O Relevo Brasileiro

Os planaltos abrangem a maior área do território nacional, havendo também depressões e planícies.
Por ser muito antigo e bastante desgastado pela ação dos agentes externos, o relevo brasileiro apresenta altitudes médias inferiores a 1.000 metros. Outro fator que explica as baixas altitudes médias no Brasil é a atual ausência de participação dos agentes internos na construção do relevo brasileiro.

 a) Os planaltos

A maior parte dos planaltos brasileiros são áreas que sofrem muito desgaste devido à ação dos agentes externos.
Os mais extensos planaltos brasileiros são os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, o Planalto e Chapadas da Bacia do Parnaíba e os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste.

b) As depressões

Todas as depressões brasileiras são relativas, isto é, encontra-se em nível mais baixo em relação aos terrenos que a cercam, mas acima do nível do mar. Elas se formaram devido ao desgaste dos planaltos.
Nas principais depressões, como as amazônicas, a Sertaneja, a do São Francisco e a Periférica Sul-Rio-Grandense, os terre­nos não costumam ultrapassar os 200 metros de altitude. A De­pressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná é a que alcança as maiores altitudes.

c) As planícies

As planícies são terrenos relativamente planos formados pela deposição de sedimentos, que podem terr origem fluvial, marinha ou lacustre.
A Planície do Rio Amazonas, é resulta­do do acúmulo de sedimentos trazidos pelo rio, já as planícies litorâneas do Nordeste e do Sudeste do Brasil recebem sedimentos do Oceano Atlântico.

Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE FORMA DE RELEVO BRASILEIRO




O relevo terrestre TX. 1/1

Atividades: O relevo terrestre



1a) Que nome recebe as variações de altura da crosta terrestre?
    
      R: ....................................................................................................................................................    .

2a) Complete as lacunas:
a) A .......................... do relevo corresponde à altura de um ponto qualquer da superfície terrestre tendo por base o nível do .................  .
b) As .................................. são as maiores elevações da crosta terrestre.

3a) Coloque SIM ou NÃO. Se for NÃO, corrija no espaço ao lado.
a) As planícies são formações mais recentes e apresentam grandes altitudes.
(     ) Sim                (     ) Não                         ....................................................
b) Os planaltos são as superfícies aplainadas em geral mais elevadas que as planícies.
(     ) Sim                (     ) Não                         ....................................................

4a) O que são depressões?
     
      R: ....................................................................................................................................................    .

5a)  Relacione a 1acoluna com a 2a:
a) Talude continental.                     (     )  formações marinhas acima de 4000 metros.
b) Plataforma continental.               (     )  formações marinhas até quase 4000 metros.
c) Fossas Abissais.                        (     )  formações marinhas  até 200 metros.


6a) Cite as principais formas de relevo.
     
      R: ....................................................................................................................................................    .


 7a) Como se chama a continuação do relevo terrestre até 200 metros abaixo do nível do mar?
     
      R: ....................................................................................................................................................    .

8a) Qual é a diferença entre as cadeias de montanhas de grandes altitudes e de baixas altitudes?

      R: ....................................................................................................................................................    .
          ....................................................................................................................................................    .

9a) Coloque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.
      a(    ) O nível do mar é o ponto de referência para as medidas de altitude.
      b(    )  No Brasil como exemplo de cadeia montanhosa temos a cordilheira dos Andes.
 c(    ) O pico do Evereste situa-se na cordilheira do Himalaia.
 d(    ) O petróleo no Brasil é encontrado na plataforma continental.

10a) Resolva o diagrama.
        a) Uma das formas de relevo.  b) Não ultrapassam a 200 metros de altitude. c) Elevações mais baixas que as montanhas de forma arredondadas. d) Corresponde a um nível qualquer até o nível do mar.  e) Maior pico do mundo. f) Aparecem nas parte mais profundas do relevo submarino.
                                                           
a)







R










b)







E










c)







L










d)







E










e)







V










f)







O


















O relevo terrestre EX.1/1

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

1º MÉDIO = EXERCÍCIOS DE RELEVO PARA IMPRIMIR E ENTREGAR (3º BIMESTRE)


9º ANO = CONTINENTE ASIÁTICO (3º BIMESTRE)

 

O CONTINENTE ASIÁTICO

I - Introdução


a) Origem do nome: Ásia deriva de Asswa e Iasia, como os hititas e egípcios chamavam a costa ocidental e regiões meridionais da Ásia Menor, no segundo milênio a.C.
b) Localização: Hemisfério Norte-Oriental, com pequena porção no Ocidental (Península de Chukchi a 170o O) e apenas uma parte da Indonésia e Timor Leste encontram-se no hemisfério Sul.
c) Limites: N - Oceano Glacial Ártico, L - Oceano Pacífico, SO -  Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo,  O - Europa(Montes Urais) e S - Oceano Índico. O continente asiático e europeu constituem um único bloco, denominado Eurásia.
d) Superfície: 44.329.852 km²
e) Linhas Imaginárias: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer e Equador.
f) Penínsulas:  da Anatólia e Arábica (Oriente Médio) do Decã, Malaia e Indochina, (Sudeste Asiático),  da Coréia (Extremo Oriente) e de  Chukchi e da Kamtchatka, na Rússia.
g) Golfos: Pérsico ou Arábico, de Omã, de Áden (Oriente Médio),  Bengala, de Sião (Sudeste Asiático)
h) Mares: Vermelho, Arábico, Negro, Cáspio e Morto (Oriente Médio), das Filipinas e de Java (Sudeste Asiático) da China, do Japão (Extremo Oriente), de Okhotsk, Bering e Sibéria (Rússia).
i) Ilhas: formando vários arquipélagos os quais destacamos o Japonês, Filipinas, Indonésia e Maldivas.        
h) Divisão Política: 45 países incluindo a Rússia e a Turquia, e cinco regiões:
·         Oriente Médio (Israel, Chipre, Líbano, Síria, Turquia, Jordânia, Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Barein, Iraque, Irã e Afeganistão);
·         Subcontinente Indiano (Paquistão, Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Sri-Lanka e Maldivas);
·         Sudeste Asiático (Mianmar, Tailândia, Malásia, Indonésia, Cingapura, Brunei, Vietnã, Laos, Camboja, Filipinas e Timor Leste);
·         Extremo Oriente (Mongólia, China, Taiwan, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão);

·         Centro-Norte (CEI parte asiática, formada pela Rússia, Kasaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirquistão).



Resultado de imagem para mapas de REGIÕES da asia


II – Quadro Natural

a) Relevo é diversificado, apresentando a maior altitude média (960m), com extensa planícies aluviais, importantes para a agricultura
·         Planícies: China(Extremo Oriente), a Indo-gangética(Subcontinente Indiano), Siberiana(Rússia), Mesopotâmica(Oriente Médio) e do Mekong ou Indochina(Sudeste Asiático); 
·         Planaltos: Anatólia, da Arábia e do Irã(Oriente Médio),  Decã,(Subcontinente Indiano) Laos (Sudeste Asiático), Mongólia,Tibete e Pamir  “telhado do mundo” localizado ao norte do Himalaia, devido a sua altitude superior a 4000 metros (Extremo Oriente)
·         Cadeias montanhosas: Cordilheira do Himalaia, onde se encontra o Evereste (8848m de altitude) o pico mais alto do planeta, que separa o subcontinente Indiano do Extremo Oriente.
·         Depressões Absolutas: como a do mar Cáspio e mar Morto, situado a 394m abaixo do nível do mar (Oriente Médio), e o fundo lago Baikal, a 1680m (Centro-Norte)
Também possui desertos, como o de Gobi (China e Mongólia), segundo maior do mundo.


Imagem relacionada

b) Hidrografia a Ásia possui amplas bacias fluviais, como os vales dos
·         Rios: Tigre e Eufrates (Oriente Médio); Indo, Ganges e Bramaputra (Subcontinente Indiano); Yang-tsé-kiang ou Azul e Huang-ho ou Amarelo (Extremo Oriente); Mekong (Sudeste Asiático); Ienissei, Ob e Irtysh (Centro-Norte) e Syr-Darya e o Amu-Darya, que desembocam no mar Aral (Ásia Central).
·         LagosBaikal Balkhash (Centro-Norte).

Resultado de imagem para mapas da hidrografia  da asia


c) Climas: na Ásia encontramos o polar, o frio continental (Ásia Setentrional), temperado (nordeste da China, península da Coréia e Japão), frio de montanha (regiões mais elevadas do continente), árido, semiárido (Oriente Médio e Ásia Central), mediterrâneo (Oriente Médio), equatorial (sul), tropical de monções (Subcontinente Indiano e Sudeste Asiático), subtropical (Extremo Oriente).

Resultado de imagem para mapas deCLIMAS  da asia


d) Vegetação: Cerca de 23% do território são terras aráveis e a cobertura florestal, formada pela taiga ou coníferas (Ásia setentrional), equatorial e tropical (Subcontinente Indiano e Sudeste Asiático), subtropical e temperada (extremo Oriente) atinge 29%, como também a tundra (Ásia Setentrional), estepes (Ásia Central) e savanas (Subcontinente Indiano e Sudeste asiático).

 

Resultado de imagem para mapas de relevo  da asia 

O continente Asiático- TX. 1/1