segunda-feira, 20 de novembro de 2017

1º ANO = ATIVIDADES SOBRE O CLIMA E VEGETAÇÃO (4º BIMESTRE)


Atividades: Clima e Vegetação

1ª) (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. 
Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.
(A) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
(B) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
(C) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
(D) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.

2ª) (Cefet) A caatinga é o domínio morfoclimático brasileiro que apresenta, entre outras, as seguintes características:
(A) extensa planície entrecortada por planaltos, solos profundos e escassez de chuvas.
(B) presença de serras e chapadas cristalinas, solos humosos e rios de grande extensão.
(C) existência de depressões e chapadas, solos rasos e pedregosos e rios intermitentes.
(D) predomínio de chapadas e chapadões, solos ácidos e pouco férteis e rios intermitentes.
(E) presença de mares de morros entrecortados por rios perenes e solos rasos e argilosos.

3ª) (Utfpr) A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.
I) É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras e é comum à ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II) Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semiúmido.
III) Constitui-se por cobertura arbórea, na qual predominam pinheiros, erva-mate, imbuia, canelas, ipê e outras. O clima predominante é o tropical.
A alternativa que contém todas as formações vegetais descritas é:
(A) Mata Atlântica, caatinga e mata de araucária.                               (D) Floresta Amazônica, cerrado e mata atlântica.
(B) Pantanal, cerrado e floresta amazônica.                        (E) Mata de araucária, pantanal e mangue.
(C) Floresta Amazônica, cerrado e mata de araucária.

4ª) (Uem) Assinale a alternativa correta sobre a circulação geral da atmosfera da Terra.
(A) Os polos correspondem a zonas de baixa pressão atmosférica.
(B) As zonas subtropicais de alta pressão dos hemisférios Norte e Sul estão associadas, respectivamente, aos ventos alísios de nordeste e de sudeste.
(C) A faixa equatorial da Terra corresponde a uma região anticiclonal de divergência dos ventos.
(D) As correntes de oeste originam-se na zona de baixa pressão subpolar, estando associadas a ventos extremamente frios.
(E) As zonas de alta pressão correspondem às áreas ciclonais, responsáveis pelas instabilidades climáticas.

5ª) (Upe) Observe a área I, indicada no mapa a seguir

.
Essa área caracteriza-se por possuir                   
(A) as maiores reservas de urânio do Brasil.                        (C) elevada densidade demográfica.                                          (E) cerrados.
(B) grandes deltas interiores.                                             (   (D) extensas áreas de cultivo de juta e pimenta-do-reino.

6ª) (Mack) As ilhas de calor fazem parte de um conjunto de fenômenos decorrentes da ação antrópica sobre o meio ambiente, resultado do tipo de sociedade criada e gerada por uma série de fatores, entre os quais podemos destacar:
(A) a impermeabilização dos solos através do calçamento e asfalto, que provoca o lento escoamento das águas da chuva, reduzindo o processo de evaporação.
(B) a ação da poluição atmosférica, que dispersa a radiação do calor por toda a superfície, causando o aquecimento da atmosfera ou o que chamamos de efeito estufa.
(C) a possibilidade da inversão térmica diminuir, devido à diminuição gradativa da temperatura nas camadas da atmosfera próximas à superfície das áreas urbanizadas.
(D) a escassez de áreas revestidas de vegetação, que prejudica o que chamamos de albedo, ou seja, o poder refletor de determinada superfície, levando a uma maior absorção do calor recebido.
(E) a concentração de altas densidades de construções que repelem o calor, bem como da poluição, que tende a subir e se aquecer nas altas camadas da atmosfera, gerando o calor latente nas demais camadas.

7ª) (Ufg) A Mata das Araucárias cobria, nas primeiras décadas do século XX, quase todo o território dos estados do Paraná e de Santa Catarina, além de boa parte do estado do Rio Grande do Sul.
Hoje, essa vegetação original está reduzida a, apenas, 20% da sua extensão.
Identifique a opção que explica essa brutal redução.
(A) A densa e veloz urbanização regional que provocou o desmatamento das áreas de araucária para dar lugar aos atuais subúrbios metropolitanos.
(B) O plantio extensivo de eucaliptos que, por possuir maior valor econômico, passou a concorrer com a araucária pelo uso do solo regional.
(C) As mudanças climáticas sucessivas que alteraram o ecossistema regional e reduziram as condições naturais de florescimento da araucária.
(D) O desmatamento provocado pela exploração em grande escala do pinheiro-brasileiro e a expansão territorial da agricultura comercial.
(E) A migração do litoral para o interior da Região Sul, promovendo uma ocupação desordenada das terras e difundindo o uso da queimada na agricultura.

8ª) (Ufpe) "Em condições normais, nas camadas inferiores da troposfera, o ar se resfria de baixo para cima à razão de 0,6°C a cada 100m, fato ao qual se pode dar o nome de gradiente vertical. Em certas condições, porém, cria-se uma situação oposta: a camada mais fria situa-se sob a mais quente."
(CONTI, José Bueno. "Clima e Meio Ambiente". Ed. Atual)
Qual a denominação que é dada a essa "situação oposta", referida no texto?
(A) termoclina.              (B) ilha de calor.                 (C) gradiente termo-barométrico normal.                       (D) inversão térmica.     (E) isoterma
Clima e Vegetação F.1/2
9ª) (Uel) “A umidade relativa do ar e as temperaturas são altas, pouco variando ao longo do ano em virtude de sua localização latitudinal e da densa presença de rios e vegetação. Possui temperatura média que varia entre 25 ºC e 28 ºC, pouco flutuante ao longo das estações. Com pluviosidade média situada entre 1500 e 2500 mm/ano, suas chuvas são constantes e abundantes, em geral, resultado de processos convectivos. Nela, predomina a atuação da massa de ar equatorial continental.”
O texto refere-se a um tipo de clima, região e fenômenos climáticos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente esses elementos.
(A) Clima: Subtropical; região: pampas sul-riograndenses; fenômenos climáticos: deslocamento sazonal de frente fria, friagem, chuvas orográficas.
(B) Clima: Tropical semiúmido; região: semiárido nordestino; fenômenos climáticos: deslocamento de massa de ar tropical marítima, chuvas de inverno.
(C) Clima: Equatorial semiúmido; região: campos; fenômenos climáticos: deslocamento de massas de ar tropicais e equatoriais continentais, chuvas frontais.
(D) Clima: Equatorial úmido; região: amazônica; fenômenos climáticos: chuvas convectivas, elevada taxa de umidade, alto índice pluviométrico.
(E) Clima: Tropical de altitude; região: cerrado; fenômenos climáticos: deslocamento de massas de ar tropicais atlânticas, sazonalidade da precipitação.

10ª) (Ufrn) As metrópoles podem ser consideradas como a expressão espacial mais complexa da produção do espaço geográfico no sistema capitalista. Por isso, podem ser vistas, também, como o espaço geográfico onde ocorrem as mais profundas alterações do quadro natural, que provocam uma série de problemas ambientais, como, por exemplo, o efeito estufa, a inversão térmica e a ilha de calor.
No caso específico da ilha de calor, trata-se de um fenômeno que ocorre nos centros urbanos resultante de uma série de fatores, dentre eles:
(A) retenção do calor irradiado pela superfície terrestre; impermeabilização dos solos e cobertura vegetal densa.
(B) construção de edifícios; cobertura vegetal densa e emissão de gases pelas indústrias.
(C) redução da evaporação e do aquecimento da atmosfera; retirada da cobertura vegetal e dispersão de poluentes na zona central da cidade.
(D) retirada da cobertura vegetal; concentração de edifícios e impermeabilização dos solos.

11ª) (Pucrs) Responder à questão com base no desenho a seguir, referente ao meio ambiente.



O desenho refere-se
(A) ao efeito tampão, que causa aumento exagerado de temperatura em cidades litorâneas durante os invernos.
(B) ao efeito estufa, aumento de calor em função da agressão à camada de ozônio.
(C) à formação de chuva ácida, que ocorre somente em áreas urbanas, em função da industrialização.
(D) à inversão térmica, ocasionada pelo movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas, aumentando as temperaturas nas cidades.
(E) à formação de ilha de calor, aumentando a temperatura à medida que nos aproximamos dos centros urbanos.

12ª) (Unesp) Observe o quadro a seguir.


As letras A, B, C e D do quadro correspondem, respectivamente, a:
(A) Mata de Araucária; tropical; floresta latifoliada; planaltos com coxilhas.
(B) Amazônia; tropical de altitude; floresta caducifólia; planaltos tabuliformes.
(C) Mata de Araucária; semiárido; florestas tropicais; planícies onduladas e planícies deprimidas alagáveis.
(D) Pradarias; tropical e semiárido; manguezais; serras.
(E) Pradarias; equatorial úmido; floresta caducifólia; planícies.


13ª) (Ufc) A figura a seguir representa a distribuição geográfica das principais formações vegetais originais do território brasileiro.


Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado no mapa à formação vegetal.
(A) 1 - Floresta Amazônica, 2 - Cerrados, 7 - Vegetação do Litoral                      (D) 6 - Complexo do Pantanal, 8 - Mata de Araucária, 3 - Caatinga
(B) 3 - Caatinga, 5 - Complexo do Pantanal, 6 - Mata de Araucária                     (E) 5 - Campos, 7 - Vegetação do Litoral, 2 - Floresta Amazônica
(C) 3 - Cerrados, 1 - Floresta Amazônica, 5 - Campos

14ª) (Mack) Assinale a alternativa correta sobre a dinâmica de massas de ar no Brasil.
(A) A massa equatorial atlântica origina-se no Atlântico Norte e influencia o clima de todo o interior do país.
(B) A massa tropical continental origina-se na Depressão do Chaco e provoca chuvas torrenciais de inverno no litoral sul e sudeste.
(C) A massa tropical atlântica originária do Atlântico Sul atua principalmente na faixa litorânea desde o nordeste até o sul do país.
(D) A massa equatorial continental origina-se na Amazônia Ocidental e é uma das responsáveis pela seca do Nordeste.
(E) A massa polar atlântica, originária da Antártida, tem atuação restrita ao extremo sul do país.

15ª) (UFRPE) A Floresta Amazônica cobre a maior parte da Região Norte do Brasil e seus limites avançam pelos estados do Maranhão e do Mato Grosso. Entre as características fitogeográficas dessa floresta podem ser mencionadas as seguintes, exceto:
(A) plantas de espécies latifoliadas.      (C) espécies dominantemente decíduas.                   (D) abundância de plantas produtoras de fibras.
(B) caráter heteróclito.                      (E) vegetais de uma mesma espécie localizados muito longe um dos outros.
Clima e Vegetação F.2/2

Um comentário: