segunda-feira, 11 de setembro de 2017

9º ANO = ÁSIA: QUADRO ECONÔMICO (4º BIMESTRE)


Ásia: Quadro Econômico


I - Oriente Médio
Resultado de imagem para mapa do oriente medio


Corresponde a uma área que se estende desde a Turquia até o Afeganistão. É também conhecida por Oriente Próximo. O clima seco predomina na região e a população é composta por brancos; a densidade demográfica é uma das mais baixas do continente.
O Oriente Médio reúne dezesseis países, muito importantes pelas suas reservas de petróleo, e alguns por possuírem uma posição estratégica, já que essa região é elo de ligação entre Europa, Ásia e África.
O Oriente Médio é uma área agitada por muitos conflitos de diversas origens, mas apesar das diferenças, há muitas semelhanças, como: 
·          Os países são todos subdesenvolvidos, com exceção de Israel;
·          A atividade industrial de transformação é escassa
A agricultura é praticada sobre tudo na Turquia, Síria, Líbano, Israel e Iraque. Os principais produtos agrícolas são: oliva, trigo, fumo, cevada, milho, arroz, cítricos, cereais e tâmaras. A pecuária se restringe ao pastoreio nômade de camelos, cabras e ovelhas.
O turismo é também um segmento econômico importante para alguns países do Oriente Médio, como Israel e Turquia - que juntos recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.
O setor industrial apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil (confecção de tapetes, como os persas) e o alimentício. Israel é um caso à parte e tem um parque industrial desenvolvido e uma economia independente da exportação de petróleo.
A exploração do petróleo é o grande destaque econômico da área, mas os lucros obtidos pouco têm contribuído para atenuar o elevado grau de subdesenvolvimento dos países.
Em 1960 foi criada a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que reunia os seguintes países: Arábia Saudita, Iraque, Ira, Kuwait e Venezuela (país sul-americano). Durante as décadas de 60 e 70 filiaram-se também os seguintes países: Catar, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Equador (pais sul-americano), Líbia, Argélia, Nigéria e Gabão (países da África). A OPEP é liderada pelos países árabes e tem como objetivo controlar o preço do petróleo.

II - Subcontinente Indiano

Resultado de imagem para mapa do subcontinente indiano



Localiza-se no sul da Ásia, na Península Hindustânica. A região é tipicamente tropical e os verões são influenciados pelos ventos monçônicos. A Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, Butão, Sri Lanka e o arquipélago das Maldivas integram a região, que é muito populosa.
Em todos os países do centro-sul asiático a população dominante é rural, embora existam algumas grandes cidades, como: Mumbai, Délhi e Calcutá (Índia), Karachi (Paquistão) e Daca (Bangladesh).

a) Índia

A Índia, o mais importante, entre os países que compõem o Subcontinente Indiano. Délhi e Calcutá abrigam os principais centros urbanos industriais. • A presença de polos de alta tecnologia (tecnopolos), com altos salários, significa que o desenvolvimento econômico indiano beneficia apenas uma pequena parcela da população, a que está ligada aos setores mecânico, siderúrgico e de informática. Grandes parcerias com transnacionais estadunidenses, inglesas e japonesas.
A Índia desenvolve a agricultura dos seguintes produtos: arroz, trigo, milho, soja, feijão, algodão, legumes, grão-de-bico, chá e juta. Possui reservas minerais de ferro, petróleo, carvão, mica, manganês e alumínio. A Índia possui certo grau de industrialização e, além disso, domina a energia nuclear.
A pecuária indiana possui o maior rebanho bovino do mundo, que somado aos de carneiros, cabras e búfalos, perfazem um total de 450 milhões de cabeças.
A população indiana é extremamente pobre, vivendo em precárias condições.

b) Bangladesh

Em Bangladesh quase 2/3 da população estão empregados na agricultura, sendo o arroz o principal produto agrícola. Temos ainda a cana-de-açúcar, batata, trigo, juta, banana, batata doce, colza, manga, mamão, cebola, lentilha, couve e tomate.
As reservas minerais compreendem carbonopetróleo e gás natural.
As atividades industriais são ligadas à transformação de produtos agrícolas (tecidotabaco e chá). Existem vários estabelecimentos químicos, petroquímicos e siderúrgicos, automobilísticos, de estaleiros, de cimento, de borracha e de vidro.

c) Paquistão

No Paquistão Aproximadamente metade da população paquistanesa trabalha na agricultura. Os maiores cultivos são os de arroz, trigo, açúcar e algodão (maior produto de exportação daquela economia). Existe também o cultivo de cana-de-açúcar, frutas e hortaliças.
O Paquistão possui reservas minerais, entre elas as de grafite, silício, gesso, carvão, cobre, ferro e manganês.
As indústrias mais consolidadas são as de materiais de construção, produtos têxteis, a de processamento de alimentos a de bebidas e a indústria papeleira.



III - Sudeste Asiático



Resultado de imagem para mapa do sudeste asiatico


O Sudeste Asiático é formado por onze países: Mianma, Tailândia Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Laos, Filipinas e Timor Leste.
O destaque econômico do Sudeste asiático e a exploração de minérios como o estanho e petróleo para exportação, principalmente na Indonésia e Malásia. Esta região apresenta uma indústria pouco desenvolvida como nos setores têxtil, químico e metalurgia, com exceção de Cingapura, que é um dos países conhecidos como “Tigres Asiáticos”. Na agricultura, se destaca o cultivo de arroz (Tailândia 1º exportador mundial), da borracha (Malásia, Indonésia e Tailândia fornecem 77% da produção mundial), café, cana-de-açúcar, chá, pimenta-do-reino, óleo de palmeira, a copra e o óleo de coco.
A grande extensão das florestas e sua riqueza em madeira de qualidade (teca, ébano, sândalo) tornam a sua exploração uma atividade importante para a economia de Mianmar e Tailândia dos países.   A pesca é uma atividade econômica importante, especialmente na Malásia e na Tailândia.
A atividade industrial é significativa em Cingapura, que é um dos Tigres Asiáticos, se destaca por seus diversos tipos de estabelecimentos industriais e por ser um entreposto do comércio mundial, com um dos portos mais movimentados do mundo – e Malásia, países com reconhecido crescimento econômico e importância no comercio mundial.




Ásia: Quadro Econômico TX.1/2

IV - Extremo Oriente


Resultado de imagem para mapa do extremo oriente




No Extremo Oriente encontramos China, Taiwan ou Formosa, Mongólia, Japão, Coreia do Norte e a Coreia do Sul. É a região mais rica da Ásia, possuindo duas grandes potências econômicas, a China e o Japão, segunda e terceira maiores economias mundiais. As economias na região se caracterizam por produtos industrializados de alta tecnologia (Japão e Coreia do Sul) e produtos de baixo valor agregado (China). O grande trunfo da China é seu grande contingente populacional, que gera um grande mercado interno e oferta de mão de obra.

a) China

A China possui mais de 1,3 bilhão de habitantes (20% da humanidade). Sua população está concentrada no lado oriental do país. A agricultura, cuja meta principal é a alimentação da população, emprega um grande número de trabalhadores. Essa atividade se desenvolve através de um sistema comunitário.
Na produção agrícola se destacam o arroz, o trigo, a soja e outros. Na pecuária temos a criação de suínos, ovinos e bovinos. A China possui também reservas minerais abundantes, dentre os quais destacamos: carvão mineral, manganês, tungstênio e chumbo. As principais indústrias são: aço, eletroeletrônicos, tecidos, materiais de transportes, automóveis etc. As principais áreas industriais são Xangai e Pequim.

b) Taiwan

Taiwan ou Formosa tornou-se um país independente da China em 1949, por ocasião do término da revolução comunista chinesa. O país contou com a ajuda de capitais dos Estados Unidos e do Japão. Suas indústrias são: equipamentos eletrônicos, tecnologia da informação, equipamentos de comunicação, tecidos, química, alimentícias e automóveis.
Taiwan é um dos países conhecidos como "Tigres Asiáticos", mesma forma que Hong Kong, ex-colônia britânica anexada à China em julho de 1997.

c) Mongólia

A Mongólia está localizada entre a China e a Rússia. Sua população é bastante reduzida devido a vários obstáculos naturais. A economia da Mongólia tem no setor primário a atividade pastoril e exploração de ouro, cobre e urânio, com 90% das exportações constituídas de animais e derivados, mas muito limitada pela distância do mar, e pelas precárias estradas sem infraestrutura.
d) Japão

O Japão é uma monarquia parlamentarista, muito desenvolvido e industrializado, localizado a leste da Ásia, no Oceano Pacífico. É constituído por mais de 3.000 ilhas. E um país populoso com mais de 127,3 milhões de habitantes (2013) e uma alta densidade de demográfica: 336,8 hab./km². Faz parte dos países desenvolvidos e possui as seguintes características: renda per capita bastante alta; moradia, saúde e educação de bom nível; alta tecnologia na agricultura, indústria e rede de serviços.
O Japão prosperou muito após a Segunda Guerra Mundial, ocasião em que o país foi parcialmente destruído; para tanto, contribuíram os seguintes fatores: ajuda militar e financeira dos Estados Unidos (o Plano Marshall para Europa); política de controle populacional; prioridade a educação e ao domínio da tecnologia; produção voltada para a exportação.
          Atualmente o Japão é o primeiro produtor mundial de navios, segundo de automóveis, o terceiro de aço e alumínio. Seus produtos eletrônicos e elétricos, como rádios, televisores, calculadoras e muitos outros, são consumidos em todo o mundo.
A maior parte de seus habitantes vive nos centros urbanos, sendo Tóquio uma das cidades mais populosa do mundo. Outras cidades importantes: Yokohama, Osaka, Nagoia e Sapporo.

e) As Coreias
          A Coréia do Norte (República Democrática Popular da Coreia) e a Coréia do Sul (República da Coréia) estão localizadas na Península da Coréia, sendo a Coréia do Norte socialista e a Coreia do Sul capitalista. Ambas são subdesenvolvidas.
A Coréia do Norte se destaca no cultivo do arroz e do trigo. Na indústria destacam-se: equipamentos militares, máquinas, produtos químicos e tecidos.  Na Coréia do Sul o arroz é a produção agrícola mais importante. Na mineração destaca-se o carvão mineral e o tungstênio. Na Coreia, o potencial hidrelétrico favoreceu o desenvolvimento industrial. Lá estão as sedes de importantes indústrias, como as eletrônicas LG e Samsung e automobilísticas como Hyundai e Kia Motors; é o mais forte dos “Tigres Asiáticos e alcançou grande desenvolvimento industrial na década de 80,




5 – Ásia Central


Resultado de imagem para mapa da asia central


A Ásia Central é constituída pelos países: Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
A economia da Ásia central está ligada ao setor primário da economia, com a agropecuária ocupando um espaço importante. Os principais produtos agrícolas são o algodão e frutas, que necessitam de um sistema de irrigação para manter sua produtividade. Nessa região cultivam-se trigo e milho, nos limites com a Europa. Na pecuária podemos observar uma grande importância dos rebanhos caprinos e ovinos.
O setor de extração mineral possui importância principalmente pela extração de petróleo, gás mineral, carvão mineral e minério de ferro. Existem ainda algumas indústrias de beneficiamento desses minerais, mas sem muita expressão.



6 - Ásia Setentrional



Resultado de imagem para mapa dA RUSSIA ASIATICA


A Ásia Setentrional é constituída pela Rússia asiática. Na Sibéria desenvolve-se criação de renas. Essa região possui abundância de riquezas minerais, como o petróleo e gás natural. Abriga basicamente indústrias pesadas, localizadas na Sibéria.

Ásia: Quadro Econômico TX.2/2



Nenhum comentário:

Postar um comentário